PUBLICIDADE

Em SP, vestibular do ITA começa com meia hora de tolerância

11 dez 2012 - 09h48
(atualizado às 16h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) começou a aplicar nesta terça-feira o concurso vestibular 2013. As provam seguem até 14 de dezembro, das 8h às 12h (horário de Brasília), os exames serão aplicados em 22 cidades brasileiras, incluindo capitais e municípios do interior. Na cidade de São Paulo a prova começou com 30 minutos de atraso. Segundo o Professor Luiz Carlos Rossato, coordenador do vestibular, a tolerância existe principalmente no primeiro dia, em que muitos não conhecem o caminho. A partir de amanhã, já não vão ser tão tolerantes.

Em São Paulo a prova começou às 8h30. Segundo o Professor Luiz Carlos Rossato, coordenador do vestibular, a tolerância existe principalmente no primeiro dia, em que muitos não conhecem o caminho
Em São Paulo a prova começou às 8h30. Segundo o Professor Luiz Carlos Rossato, coordenador do vestibular, a tolerância existe principalmente no primeiro dia, em que muitos não conhecem o caminho
Foto: Fernando Borges / Terra

Ainda de acordo com o coordenador,  dependendo de problemas no trânsito, CPTM e metrô, eles podem decidir dar um pouco mais de tempo para os candidatos, e principalmente pelo fato do vestibular ser pela manhã, e não de tarde, costumam ser mais tolerantes. O Terra, em parceria com o Sistema COC de Ensino, fará a correção dos testes.

As cidades que mais registraram inscritos foram, nessa ordem, São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro e São José dos Campos. Nesta terça é o dia do exame de física, na quarta (12), português, inglês e redação; na quinta (13), com matemática; e na sexta (14), com química.

Alguns estudantes tiveram que fazer alguns sacrifícios para chegar no horário do início das provas. Daniel Sosa, 17 anos, acordou 4h30 para prestar vestibular de engenharia da computação. "Prefiro passar no ITA por ter mais oportunidades na carreira, mas o curso que quero mesmo é farmácia", diz o candidato que fez vestibular também na Fuvest. Já a estudante Karina Viana, 17 anos, veio de Santa Rita do Sapucaí, sul de MG, e não dormiu por causa da viagem. A irmã, Vanise Viana, 22 anos, que mora em SP, foi buscá-la na rodoviária.

 Os testes do ITA são focados na área das exatas. As provas de química, física e matemática têm, cada uma, 20 questões objetivas e 10 dissertativas, formuladas pelos próprios professores da instituição. Além disso, o candidato também responde a 20 questões objetivas de português e inglês e elabora uma redação. Erick Sasaki, 18 anos vai prestar pra engenharia civil. "acho que tenho mais chances de passar no ITA porque não sou bom na área de humanas", falando sobre o vestibular ter matérias mais específicas.

Fonte: Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade