PUBLICIDADE

'El País' destaca investimento em pesquisa no Estado de SP

9 jan 2013 - 11h14
(atualizado às 12h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O jornal espanhol El País publicou reportagem que exalta os investimentos em pesquisa feitos pelo Estado de São Paulo. O texto, veiculado no site do periódico na terça-feira, destaca o trabalho da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp), agência responsável por promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, um modelo que há 10 anos o governo espanhol tenta colocar em prática, mas que até hoje não saiu do papel.

O jornal espanhol entrevistou o presidente da Fapesp e destacou os investimentos em pesquisa em São Paulo
O jornal espanhol entrevistou o presidente da Fapesp e destacou os investimentos em pesquisa em São Paulo
Foto: Reprodução/El País

"O Estado brasileiro de São Paulo dedica mais esforço à pesquisa do que toda a Espanha, tem financiamento à ciência garantido por lei e gerencia seus programas científicos com o rigor dos critérios internacionais", diz o texto. Segundo o El País, o volume de recursos disponíveis também é de "dar inveja" aos espanhóis, já que as empresas privadas financiam 60% do investimento em pesquisa no Estado. No país europeu, o gasto não chega a 40%.

O El País entrevistou o presidente da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, que visitou recentemente a Espanha para ampliar as parcerias internacionais da fundação. Ao periódico, Cruz destacou que metade dos investimentos em ciência no Brasil é proveniente de São Paulo, que destina 1% de todos os impostos pagos pelos moradores à Fapesp. Ele ainda disse que um dos maiores desafios está em captar novos talentos, já que o Brasil ainda carece de pesquisadores.

Com a "fuga de cérebros da Espanha", em decorrência da crise econômica, o presidente da Fapesp disse que eles serão bem-vindos no Brasil. "Que venham a São Paulo. Se não têm trabalho aqui (na Espanha), podem vir e logo, quando acabar a crise, se quiser regressam. Nós estamos abertos", completou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade