PUBLICIDADE

Do Brasil a Dubai: MBA fora do país pode alavancar carreira

Dorival Bordignon conta como estudar fora foi determinante para conquistar um emprego em uma das maiores empresas de consultoria do mundo

16 dez 2015 - 10h58
Compartilhar
Exibir comentários

Dorival Bordignon, de 34 anos, já tinha um emprego estável em uma grande empresa quando resolveu encarar um MBA fora do Brasil. Era 2010, e ele ocupava o cargo de gerente de operações no departamento de baby care da marca Pampers, na multinacional P&G.

Dorival fez MBA nos EUA e hoje chefia uma equipe em uma empresa em Dubai
Dorival fez MBA nos EUA e hoje chefia uma equipe em uma empresa em Dubai
Foto: Reprodução

Siga Terra Educação no Twitter

Passados três anos na P&G, a carreira de Dorival era estável, mas ele buscava ocupar novos postos. “Passei cinco anos no processo de operações, uma área com uma visão, digamos, mais limitada dentro da empresa. Os resultados são mais imediatistas”, explica. “Nessa época, eu comecei a vislumbrar ter mais acesso às áreas de negócio”.

Como já havia passado um tempo na França durante sua graduação na Universidade Estadual de Campinas, ele entendeu que seria uma boa experiência estudar fora do país novamente. Foi aí que o engenheiro se candidatou a uma bolsa da Fundação Estudar para cursar MBA na Booth School of Business da Universidade de Chicago, nos EUA. “Minha história de vida e meus planos tinham muito a ver com a proposta da Fundação Estudar. Consegui resumir meus valores de maneira ordenada no processo de seleção”, diz.

Sobre a experiência de dois anos na Booth School of Business, Dorival lembra que o contato com profissionais de nível sênior foi essencial para conhecer as melhores práticas da sua área de economia e finanças. “Não há melhor lugar que os Estados Unidos  para se ter essa vivência. Lá você tem aulas de estratégia, organização, operação e psicologia, você aprende um pouco de tudo”, conta. “Outra característica marcante do estudo fora do país foi a pluralidade de nacionalidades. Existem pessoas de diversos países e somos estimulados a lidar com diferentes culturas, nos adaptando a elas e respeitando todas as diferenças”, completa.

Passada a experiência do MBA, Dorival hoje é contratado da A.T Kearney, uma das maiores empresas de consultoria do mundo. Ele vive em Dubai e comanda uma equipe de sete pessoas, todas de diferentes nacionalidades.

Quer saber mais sobre MBA no exterior? Clique aqui e acesse um guia on-line gratuito do Estudar Fora, portal da Fundação Estudar.

Estudar Fora Rumo às melhores universidades do mundo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade