PUBLICIDADE

Dilma: seleção para 75 mil bolsas começa no próximo semestre

Dilma: seleção para 75 mil bolsas começam no próximo semestre

21 jun 2011 - 17h19
(atualizado às 18h05)
Compartilhar
Luís Bulcão
Direto do Rio de Janeiro

Em uma cerimônia que homenageou os 504 melhores alunos de matemática do ensino público brasileiro, ocorrida na tarde desta terça-feira no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a presidente Dilma Rousseff falou sobre o programa que vai conceder 75 mil bolsas de estudo para graduação, pós-graduação e doutorado "nas melhores universidades do mundo". Segundo ela, as bolsas começarão a ser concedidas já no próximo semestre.

"Nós estamos fazendo isso porque nós temos uma riqueza enorme. Essa riqueza é a nossa juventude. Queremos ter acesso ao que há de melhor no conhecimento hoje". Sem explicar o processo de seleção, Dilma assegurou que as bolsas serão concedidas "por mérito" aos estudantes.

"Não será qualquer universidade internacional. Queremos nossos estudantes, seja nos Estados Unidos, na França, na Alemanha, e por que não em emergentes, como a China, nas melhores universidades do mundo", afirmou.

A iniciativa faz parte do novo programa chamado de Ciência sem Fronteira. As bolsas serão ofertadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia do Ministério da Educação (MEC), e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). De acordo com o MEC, a estimativa de investimento ao longo dos quatro anos será de US$ 936 milhões. Em 2010 foram distribuídas 5,3 mil bolsas de estudos no exterior pelo governo. A meta do programa é aumentar esse patamar em 15 vezes.

Premiação

Os 504 estudantes homenageados durante a cerimônia receberam a medalha de ouro por obter os melhores resultados entre os 19,6 milhões de alunos de escolas estaduais e municipais que participaram da sexta edição da Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (Obmep).

A presidente Dilma Rousseff cumprimentou um por um todos os 504 e afirmou que a educação é um dos pilares do seu governo. "Essa olimpíada de matemática traz muito ensinamento, um dos quais é a perseverança, o estudo, o esforço, e, sobretudo, esse fantástico desafio humano que é querer sempre saber e conhecer mais", afirmou.

Outros 900 alunos receberam a medalha de prata, 1,8 mil receberam a medalha de bronze e 30 mil alunos foram contemplados com certificado de menção honrosa. Todos receberão bolsas de estudo do CNPq e poderão participar do Programa de Iniciação Científica Jr, com um ano de duração. Os que receberam medalha de ouro vão poder participar da Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci), para poder representar o brasil no exterior.

Também foram premiados 127 professores, que receberam placas de homenagem e coleções de livros. Cem escolas públicas foram contempladas com kits de material esportivo, livros e vídeos. Ao todo foram distribuídos R$ 30,3 milhões em premiações. As inscrições para a próxima edição da Obmep se encerraram no dia 3 de junho. As provas ocorrem no dia 16 de agosto. Participam os alunos da rede pública a partir do sexto ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.

"Elite dos estudantes brasileiros"

César Camacho, diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada destacou que a Obmep ajudou os alunos da rede pública a se posicionarem entre a "elite dos estudantes brasileiros". Ele afirmou que há dois anos, somente alunos da rede particular representavam o Brasil em competições no exterior. Segundo Camacho, em 2011 três dos seis alunos a representarem o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, que ocorre em julho na Holanda, são provenientes da rede pública. "É uma elite de estudantes que se receber o devido poderá colaborar significativamente para o futuro do País", afirmou.

A presidente participou de cerimônia que homenageou os 504 melhores alunos de matemática do ensino público brasileiro
A presidente participou de cerimônia que homenageou os 504 melhores alunos de matemática do ensino público brasileiro
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR / Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade