PUBLICIDADE

Dilma anuncia novas universidades federais nesta terça-feira

16 ago 2011 - 09h36
(atualizado às 09h44)
Compartilhar

O Brasil vai ganhar novas universidades federais e campi de institutos federais do programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O anúncio será feito pela presidenta Dilma Rousseff, nesta terça-feira, 16 de agosto.

O Ministério da Educação não divulgou quantas universidades serão criadas, no entanto, o ministro da Educação, Fernando Haddad, adiantou durante participação no lançamento do programa Mulheres Mil, que tem o objetivo de aumentar a escolarização de mulheres em situação de vulnerabilidade, que a Bahia vai receber duas novas universidades federais, o Ceará uma e o Pará outra.

Haddad não deu mais detalhes sobre a terceira fase do programa de expansão da Rede Federal de Educação Superior. Ele também preferiu deixar para a presidente o anúncio dos estados que receberão as escolas técnicas que serão novos campi de institutos federais existentes.

Dentro do Pronatec, Dilma Rousseff promete ainda inaugurar 81 escolas que começaram a ser construídas no governo Luiz Inácio Lula da Silva. Somadas às 214 inauguradas por Lula e às 140 que funcionavam antes de 2002, a previsão é que a rede seja ampliada para 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

De acordo com a assessoria de Comunicação da Representação do Governo da Bahia em Brasília, o Estado deverá ganhar duas novas universidades federais e nove Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs). O governador Jaques Wagner participa da cerimônia de anúncio.

Além disso, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) terá um campus de extensão em Camaçari e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), um campus de extensão em Feira de Santana.

Serão criadas as Universidades Federais do Sul da Bahia, com campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, do Oeste da Bahia, com campi em Barra, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Luis Eduardo Magalhães, e IFETs em Xique-xique, Serrinha, Itaberaba, Alagoinhas, Santo Antonio de Jesus, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha.

Na última quinta-feira, o governador inaugurou um campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) na cidade de Senhor do Bomfim. Também foi confirmada, pelo governo federal, a criação da Universidade Federal de Integração Luso-afrobrasileira (Unilab) na Bahia.Com informações da Agência Brasil

Cerca de 400 professores e estudantes participaram de uma manifestação na noite desta quarta-feira, 10, em defesa da nova universidade
Cerca de 400 professores e estudantes participaram de uma manifestação na noite desta quarta-feira, 10, em defesa da nova universidade
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade