PUBLICIDADE

Dia da Árvore alerta para a questão do desmatamento

Data foi escolhida em razão da chegada da primavera no hemisfério Sul e é homenageada pelo Google

21 set 2015 - 15h03
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Google homenageia Dia da Árvore com doodle
Google homenageia Dia da Árvore com doodle
Foto: Google / Reprodução

Se você abriu o Google hoje deve ter percebido que o clássico logo foi substituído por um doodle animado com um sabiá e uma árvore da espécie Callicarpa Reevesii. É a singela homenagem da empresa ao Dia da Árvore.

Siga Terra Educação no Twitter 

Siga Terra Notícias no Twitter

A data foi escolhida em razão da chegada da primavera no hemisfério Sul e tem como alertar as pessoas sobre os cuidados com a natureza.

O Brasil abriga uma das maiores remanescentes de florestas nativas no planeta, com cerca de 5,1 milhões de quilômetros quadrados. E em função disso, detém 20% das espécies de árvores do mundo.

Segundo dados da Imazon, o desmatamento na Amazônia atingiu 542 quilômetros quadrados, o equivalente a mais de 73 mil campos iguais ao do Maracanã
Segundo dados da Imazon, o desmatamento na Amazônia atingiu 542 quilômetros quadrados, o equivalente a mais de 73 mil campos iguais ao do Maracanã
Foto: iStock

Essa diversidade é fundamental para o equilíbrio na Terra e especialistas alertam para a questão do desmatamento. Segundo estatísticas de julho de 2015 do instituto de pesquisa Imazon, o desmatamento na Amazônia atingiu 542 quilômetros quadrados. Isso representa um aumento de 63% em relação a agosto de 2013 a julho de 2014.

A área devastada é tão grande que caberiam mais de 73 mil campos iguais ao do Maracanã nela.

O Dia da Árvore vem para lembrar que elas não servem apenas para dar aquela sombra fresca na primeira e no verão, mas também são fundamentais para aumentar a umidade do ar, produzir parte do oxigênio, proteger o solo de erosões e deslizamentos, controlar a temperatura e oferecer abrigo para diversas espécies de animais.

Reforço Escolar Vídeo aulas de todas as matérias do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para você aumentar suas notas nas provas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade