PUBLICIDADE

DF: projeto "Um Computador por Aluno" será lançado nesta quinta

16 set 2010 - 08h46
(atualizado às 09h52)
Compartilhar

Em parceria entre a Presidência da República, o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), o projeto "Um Computador por Aluno (UCA)" será lançado nesta quinta-feira, 16 de setembro, para estudantes e professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. A solenidade será na Escola Classe 102 do Recanto das Emas, às 9h.

Além de laptops, são oferecidos pelo governo federal: estrutura da rede de computadores sem fio, conexão à banda larga, um computador servidor e capacitação para os professores (40 horas presenciais e 150 à distância).

O projeto UCA está em fase piloto. Entre os objetivos está auxiliar na promoção da inclusão digital, a partir da aquisição e da distribuição de laptops nas escolas públicas. Nesta etapa, são atendidas cinco escolas estaduais e cinco municipais em cada unidade federativa. Ao todo, estão sendo distribuídos 150 mil laptops para 300 instituições públicas de ensino. Por meio de um grupo de pesquisadores, o MEC irá acompanhar o desenvolvimento do projeto durante os próximos anos.

No Distrito Federal, estão sendo beneficiados 120 professores e 2.880 estudantes de seis escolas - uma a mais, tendo em vista que o DF teve uma instituição participando da fase pré-piloto do projeto. Além da EC 102 do Recanto das Emas, o UCA atende: CEF Pipiripau II (Planaltina), EC 10 (Ceilândia), EC 01 (Guará), EC 10 (Sobradinho), CEF 01 do Planalto (Plano Piloto).

A solenidade de lançamento deverá contar com a presença o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, o assessor especial da Presidência da República e coordenador do UCA, César Alvarez, o governador Rogério Rosso e o secretário de Educação, Marcelo Aguiar.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade