PUBLICIDADE

Descubra como surgiu o Dia dos Pais no Brasil

25 jul 2012 - 18h37
Compartilhar

Todo segundo domingo de agosto, boa parte das famílias brasileiras se reúne ao redor da mesa para, num gesto de carinho, presentear seus pais com mimos e homenagens. Mas será que você sabe por que esta data foi parar no calendário brasileiro? Acertou quem disse que, assim como Dia das Mães e o Dia dos Namorados, o Dia dos Pais não foi criado por doutrina religiosa, mas, sim, devido a grandes motivações comerciais.

Inspirado na criação do Dia dos Pais americano, em 1953, o publicitário Sylvio Bhering propôs a comemoração da data no Brasil
Inspirado na criação do Dia dos Pais americano, em 1953, o publicitário Sylvio Bhering propôs a comemoração da data no Brasil
Foto: Shutterstock


A data começou a ser festejada no Brasil em 1953, motivada pelo publicitário Sylvio Bhering - um dos fundadores da Associação Brasileira de Propaganda (ABP). O profissional brasileiro se inspirou na história de Sonora Louise Dodd, menina americana que, em 1909, resolveu criar a data comemorativa para homenagear seu pai, o veterano da guerra civil, William Jackson Smart. "O dia escolhido para a celebração foi o aniversário de William: 19 de junho", explica Marcelo Duarte, jornalista e escritor, autor da coleção "O Guia dos Curiosos".



Seguindo o exemplo da garota, outras famílias da cidade de Spokane, em Washington, onde eles moravam, também passaram a celebrar o dia. Tamanha a popularidade, a festa tornou-se oficial em todo o país em 1972 quando o então presidente, Richard Nixon, oficializou o Dia dos Pais americano.Em terras tupiniquins, logo após a proposta de Sylvio Bhering, o jornal ¿O Globo¿ difundiu a data para atrair anunciantes do comércio. Dois anos mais tarde, veículos de imprensa se reuniram para festejá-la também em São Paulo.



Na ocasião, foi organizado um concurso para eleger o pai mais jovem, o mais idoso e aquele com o maior número de filhos. "Houve dois mil inscritos e os vencedores foram, respectivamente, um rapaz de 16 anos, um senhor de 98 e um homem que tinha a incrível soma de 31 filhos", acrescenta Marcelo.



Desde então, a comemoração passou a ser feita no dia 16 de agosto, data em que se celebra o dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus. No entanto, alguns anos depois, a festa foi finalmente transferida para o segundo domingo do mês.



Atualmente, o Dia dos Pais continua sendo celebrado com muito sucesso, principalmente pelo comércio, que em recente pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) colocou a data como a terceira recordista em vendas - disputando, ano a ano, o posto com o Dia dos Namorados - e atrás apenas do Natal e Dia das Mães.



Fonte: Agência Hélice
Compartilhar
Publicidade