PUBLICIDADE

Curso de ciências do esporte da Unicamp terá aulas de pôquer

Segundo a universidade, o objetivo não será ensinar a jogar, mas aprender a utilizar as ferramentas matemáticas pôquer

29 mai 2013 - 11h17
(atualizado às 11h21)
Compartilhar
Exibir comentários
O pôquer é um dos esportes que mais recebe adeptos no mundo
O pôquer é um dos esportes que mais recebe adeptos no mundo
Foto: Getty Images

O curso de ciências do esporte da Universidade de Campinas (Unicamp), oferecido em Limeira (SP), vai contar com uma disciplina de fundamentos do pôquer a partir do segundo semestre deste ano. De acordo com a instituição, o objetivo é compreender o pôquer como "esporte da mente", seus fundamentos estratégicos e matemáticos e discutir temas específicos como a classificação do esporte no Brasil e no mundo.

Cristiano Torezzan, professor responsável pela iniciativa, explica que a investigação e a discussão científica sobre o esporte - um dos que mais ganham popularidade atualmente - pretende compreender o pôquer como um jogo de estratégia baseado em tomadas de decisão. "Os torneios de pôquer são ambientes limpos, que envolvem competições mentais em rotinas que duram de oito a dez horas de concentração. Em torneios ao vivo, um jogador precisa tomar, em média, duas decisões estratégicas por minuto. Em jogos online este número pode chegar a mais de 20 decisões por minuto. Este cenário composto com o volume de informações necessárias para tomar cada uma das decisões é o que faz do pôquer um esporte da mente que mais cresce no mundo".

Torezzan enfatiza que a disciplina não será para ensinar a jogar, mas um curso para ensinar a pensar sobre a lógica do pôquer e utilizar ferramentas matemáticas para analisar o jogo como um sistema de informações incompletas que envolve a tomada de decisão baseada em padrões comportamentais de pessoas.  O professor esclarece que a universidade e todos aqueles envolvidos com a disciplina são totalmente contrários a qualquer tipo de jogos de azar, seja na Unicamp ou fora dela, bem como qualquer tipo de aposta envolvendo dinheiro. Disciplina semelhante já é oferecida no Massachussets Institute of Technology (MIT) – universidade americana considerada uma das melhores do mundo.

Para o coordenador de graduação da FCA, Alcides Scaglia, a proposta da disciplina se alinha a um dos princípios centrais do projeto pedagógico da faculdade. "A FCA, uma das mais jovens faculdades da Unicamp, tem em sua missão fomentar a religação dos saberes. A partir de propostas interdisciplinares como essa, temos a possibilidade de oferecer aos alunos uma visão crítica e ampliada do esporte, alinhando conhecimentos estratégicos e científicos de outras áreas e facilitando a transferência de competências e habilidades adquiridas em uma disciplina para outras mais específicas e aplicadas."

Torezzan complementa dizendo que exemplos dessa transferência de conhecimento são grupos de pesquisa que utilizam inteligência artificial para a criação de programas de computador que jogam pôquer ou xadrez. A disciplina contará com o apoio de André Akkari, campeão mundial de poker em 2011 e a presença de alguns outros profissionais do esporte no Brasil. Também haverá a colaboração da Confederação Brasileira de Texas Holdem (principal modalidade de pôquer no mundo) e da Associação Brasileira dos Esportes da Mente.

Fonte: Informações da Agência Unicamp
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade