PUBLICIDADE

Crianças aprendem língua de sinais para falar com colega

Alunos de uma escola primária da Bósnia estão aprendendo a linguagem de sinais para que possam se comunicar com Zejd, de 6 anos

12 mai 2016 - 16h10
Compartilhar
Exibir comentários

Uma classe inteira de alunos na Bósnia está aprendendo a linguagem de sinais para se comunicar com um colega surdo. As informações são do site The Independent.

A professora Senela Ljumanovic decidiu ensinar as crianças de sua sala, na escola primária Osman Nakas, em Sarajevo, a linguagem, depois que Zejd Coralic, de 6 anos, ingressou no colégio.

Foto: John Moore / Getty Images

“Estamos todos felizes com esse aprendizado. O objetivo, no entanto, é também ensinar Zejd a ler os lábios. Ele é um garoto bom e esperto”, disse a educadora. Em 2003, o país adotou leis para que crianças com deficiência sejam plenamente integradas em sala de aula.

Depois de apenas três meses, os alunos aprenderam as noções básicas da língua de sinais. A mãe do garoto contou que agora ele está animado para ir à escola. “Agora ele está motivado”, disse.

Ainda assim, Zejd é uma exceção na sociedade local, disse Anisa Setkic-Sendic, professora de linguagem gestual da classe. “Quando ele vê o quanto os outros insistem em se comunicar com ele, é motivador”, falou.

Já os alunos, estão desfrutando do momento. “Gosto de aprender a linguagem de Zejd para que conseguir falar com ele e com outras pessoas surdas. É divertido”, disse Tarik Sijaric, um dos melhores amigos de Zejd. Senela Ljumanovic ainda explicou que a experiência foi boa para o garoto e também para as crianças e que elas são mais sensíveis com pessoas com deficiência. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade