PUBLICIDADE

Criança gosta de ler? 10 livros que encantarão os pequenos

Compartilhar
Foto: iStock

Veja 10 obras que são sucesso entre a criançada e que podem ajudá-los a a tomar gosto pela leitura. Confira!

Reinações de Narizinho (Monteiro Lobato)

Publicado há mais de 80 anos, em 1931, é o livro que mais se destacou na obra de Monteiro Lobato e é considerado o “propulsor” da série do Sítio do Picapau Amarelo. Nas muitas histórias da menina Lúcia, que ficou muito mais conhecida como Narizinho, outros personagens emblemáticos do sítio dão as caras: Pedrinho, Emília, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Marquês de Rabicó, dentre muitos outros.

Aventuras de Hans Staden (Monteiro Lobato)

Hans Staden é um aventureiro alemão que, no século 16, veio ao Brasil e foi capturado por uma tribo de índios tupinambás e ficou nove meses prisioneiro. Monteiro Lobato, que em 1925 havia traduzido a obra Meu cativeiro entre os selvagens do Brasil, resolveu adaptá-la ao público infantil dois anos depois. Nesta obra, o livro é narrado por Dona Benta aos seus netos. É uma aventura maravilhosa e capaz de prender a atenção dos pequeninos.

O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)

A história já foi traduzida para mais de 200 idiomas e nada mais é que uma visão simples, carinhosa, poética e filosófica da vida e da morte. Um livro emocionante, que é amado por crianças, por adolescentes, por adultos e por idosos. Trata-se do encontro improvável no deserto entre um piloto de avião com um principezinho de cabelos de ouro, que havia deixado seu longínquo planeta para conhecer o universo. Mas quem aprendeu, com certeza, fomos nós, com frases que sobrevivem ao tempo e permanecem no nosso imaginário. “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos” e “É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou” são algumas das belíssimas lições ensinadas pelo menininho de cabelos de ouro.

Foto: Reprodução

O Menino Maluquinho (Ziraldo)

Um dos livros infantis mais importantes da literatura brasileira, O Menino Maluquinho conta as travessuras de uma criança de 10 anos sapeca e divertido, que usa uma panela na cabeça e que adora aprontar ao lado dos amiguinhos Julieta, Nina, Carol, Bocão, Junin e Lúcio. Sapeca? Não necessariamente. O Menino Maluquinho era uma criança feliz. Afinal, tem coisa na vida mais gostosa que a infância?

Foto: Reprodução

Snoopy

Entre tantas histórias, que tal ler as histórias em quadrinhos deste simpático cãozinho da raça beagle que faz parte de uma das turmas mais famosas do mundo? Além de Snoopy, Woodstock, Charlie Brown, Linus, Lucy, Schroeder, Marcie, Sally, Patty Pimentinha e muitos outros personagens contam várias historinhas divertidas e, ao mesmo tempo, inteligentes.

Garfield

Outra HQ que faz sucesso entre a criançada é Garfield: o preguiçoso e guloso gato cor de laranja, que odeia segunda-feira e ama lasanhas (quem nunca se identificou com ele, hein?). Com muito sarcasmo, o gato de John Arbuckle é capaz de arrancar sorrisos e risadas de públicos de diversas idades.

Foto: Reprodução

Artur faz arte (Patrick McDonnell)

Uma imagem vale mais do que mil palavras? Mas e que tal unir as duas coisas? Neste livro, o autor incentiva as crianças a se interessarem pelo mundo da arte contando a história do divertido menino Artur, que adora desenhar, pintar e se expressar artisticamente.

Kofi e o Menino de Fogo (Nei Lopes)

Nei Lopes conta o encontro de dois meninos de lugares muito diferentes, traduzindo sentimentos e emoções em palavras que certamente adorarão ser lidas pelos pequenininhos.

 

Leia esses e muitos outros livros na Nuvem de Livros do Terra. Saiba mais aqui

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade