PUBLICIDADE

Cremesp: prova para médicos teve abstenção de 2,46%

12 nov 2012 - 16h55
(atualizado às 16h59)
Compartilhar

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) informou que do total de 2.924 formandos inscritos na primeira edição obrigatória da prova elaborada pela entidade, apenas 72 não compareceram aos locais do exame, o que corresponde a um percentual de 2,46% de abstenção.

A avaliação foi realizada no domingo nas cidades de São Paulo, Botucatu, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Taubaté.

A prova contou com 120 questões objetivas de múltipla escolha que abrangem problemas comuns da prática médica, de diagnóstico, procedimentos e outras situações, em nove áreas básicas: clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, ginecologia, obstetrícia, saúde mental, epidemiologia, ciências básicas e bioética.

Essa é a primeira edição que o exame é obrigatório para os estudantes obterem o registro profissional. De 2005 a 2011, a avaliação foi voluntária. Dos 4.821 formandos que participaram nestes sete anos de aplicação da prova, quase a metade (2.250 ou 46,6%) foi reprovada, pois acertou menos de 60% das questões.

O comprovante de participação no exame de 11 de novembro será exigido para o registro profissional do médico no Cremesp, mas o registro não dependerá do desempenho ou da aprovação na prova. Por força de lei, o Cremesp não pode condicionar o registro à aprovação em um exame. Isso exigiria uma lei federal, como a que instituiu o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o que está em tramitação no Congresso Nacional.

INFOGRÁFICO

Revalidação do diploma estrangeiro:
Brasileiros formados na Bolívia apoiam exame para obter registro, mas criticam a prova médica

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade