PUBLICIDADE

Conheça dez sites para aprender idiomas online

Falar outro idioma ajuda tanto na carreira e nos estudos, quanto em viagens ao exterior

19 jan 2015 - 10h26
(atualizado às 11h40)
Compartilhar
Exibir comentários
<p><span style="font-size: 15.4545450210571px;">Há diversas opções de cursos online para ajudar quem deseja aprender ou quer voltar a estudar línguas</span></p>
Há diversas opções de cursos online para ajudar quem deseja aprender ou quer voltar a estudar línguas
Foto: Getty Images

Quem nunca começou a pagar um curso de idiomas e abandonou no meio do caminho? É como a academia que você paga e não vai. Seja por causa da correria da rotina, do excesso de trabalho ou estudos, ou por estar cansado do formato tradicional da sala de aula, fato é que muita gente abandona o curso sem ter aprendido o suficiente.

Mas um novo idioma ajuda tanto na carreira e nos estudos quanto em viagens ao exterior. E quem já estudou sabe: é preciso exercitá-lo, caso contrário, esquece-se de praticamente tudo. Para ajudar quem deseja aprender ou quer voltar a estudar línguas selecionamos dez sites, com opções gratuitas, que ensinam diversos idiomas de diferentes formas.

 

1. Livemocha

O site conta com mais de 6 milhões de membros que aprendem e ensinam 36 línguas. Além de aprender uma nova língua, o usuário pode ajudar quem está estudando a sua língua nativa por meio de correções de texto, por exemplo. Quanto mais ele participa desse processo, maior será o desbloqueio de determinados exercícios. O Livemocha possui dois tipos de cursos: Basic Courses, gratuitos, e Active Courses, mais elaborados e com tutoriais que são pagos.

 

2. Babbel 

Doze idiomas, como francês e alemão, podem ser aprendidos no site que oferece um mecanismo para que o estudante revise palavras já aprendidas. As primeiras lições de cada curso são feitas gratuitamente. Dentre as opções estão básico, intermediário e personalizado, no qual o estudante pode aprender vocabulários de temas como “vinhos, cozinha e gastronomia” e “estrelas de rock e fãs”, por exemplo.

 

3. Busuu  

Vocabulário, exercícios de leitura e escrita, por meio de testes interativos, fazem parte do site que possui 12 idiomas, entre eles, turco e árabe. Os cursos são divididos em Principiante A1, Básico A2, Intermediário B1, Intermediário Avançado B2, além de especiais como "para viagens" e "para negócios". O usuário pode estudar vários idiomas ao mesmo tempo, porém apenas um é gratuito.

 

4. Weblínguas

O site, gratuito, conta com o envio de lições por e-mail, além de interatividade com jogos e leitura de jornais. O conteúdo é abordado para que o usuário aprenda a lidar com situações específicas, como comprar ingressos para uma peça de teatro e abastecer o carro em um posto de gasolina. Apenas quatro idiomas podem ser estudados: português, inglês, espanhol e francês. 

 

5. BBC

O site do grupo de imprensa britânico possui plataforma para ensinar 40 idiomas por meio de cursos que oferecem frases, áudio, vídeo, vocabulário, pronúncia, gramática, atividades e testes. Além disso, há a disponibilidade de um guia com frases chave, fatos da língua e alfabeto. Todas as instruções estão em inglês no site, que é gratuito.

 

6. Duolingo 

Gratuito, o site que possui também aplicativo, tem mais de 38 milhões de usuários em diversos países. No Brasil há a possibilidade de estudar inglês e espanhol, enquanto o francês estará disponível a partir do dia 19 de fevereiro. O Duolingo oferece avisos por e-mail para realizar as lições diariamente, teste de nivelamento, exercícios escritos e com áudio, além do desbloqueio de tarefas conforme o aluno avança. O usuário pode escolher se deseja a modalidade casual (10 exercícios por dia), regular (20 exercícios por dia), forte (30 exercícios por dia) e insano (50 exercícios por dia). Na fase chamada "imersão", o estudante pode ler e traduzir textos veiculados na imprensa americana, por exemplo.

 

7. Italki

A comunidade oferece ao usuário a criação de planos de ensino e horários personalizados. As aulas são realizadas por meio do Skype e os estudantes têm a opção de conversar também com os nativos da língua. Além disso, pode-se criar textos que serão corrigidos por membros da comunidade. Caso o aluno queira saber como está o progresso dos estudos, pode fazer testes online como, por exemplo, da Oxford University Press. Cabe ao usuário escolher um professor que cobre ou não pelo ensino.

 

8. My Language Exchange

Com mais de 115 idiomas, o site gratuito oferece chat entre pessoas falantes de línguas diferentes. O usuário pode buscar por conteúdos do seu interesse por meio de salas de bate-papo, jogos e salas de aula virtuais com nativos. Outra possibilidade é a interação por e-mail. O site ainda conta com biblioteca que possui diversos termos traduzidos.

 

9. Memrise

Mais de 200 idiomas, como chinês e russo, podem ser aprendidos no site gratuito que possui diversos cursos divididos em categorias como arte e literatura, matemática e ciência, treino de memória e testes padronizados. O usuário é alertado quando está na hora de revisar alguma palavra. Os cursos vão dos mais básicos aos mais avançados em cada idioma por meio de áudio e imagem. 

 

10. Lang-8

A aprendizagem de forma gratuita funciona a partir de construções de frases que os usuários publicam em seus perfis, no site. Os textos serão corrigidos por nativos da língua que o estudante está aprendendo. Este pode, também, corrigir os textos enviados para a correção de sua língua materna.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade