Confronto marca abertura de Conferência de Educação no DF

28 mar 2010
19h02
atualizado em 29/3/2010 às 16h28
Luciana Cobucci
Direto de Brasília

A abertura da Conferência Nacional de Educação (Conae) neste domingo, em Brasília, foi marcada por protestos de estudantes, professores e servidores da Universidade de Brasília (UnB). Os manifestantes foram impedidos de entrar no auditório principal, onde ocorre a abertura da Conae, e invadiram o espaço. Houve breve confronto com os seguranças antes de o grupo ser autorizado a permanecer no auditório.

Estudantes, professores e servidores da Universidade de Brasília (UnB) participaram da manifestação
Estudantes, professores e servidores da Universidade de Brasília (UnB) participaram da manifestação
Foto: S.J.P.N. / vc repórter

Representantes dos servidores, professores e alunos tiveram oportunidade de subir ao palco e falar aos espectadores da abertura da conferência. O representante dos docentes afirmou que os professores não aceitarão voltar ao trabalho caso a URP, gratificação correspondente a 26,05% do salário dada a servidores e professores, não volte a ser paga. Depois dos pronunciamentos, os manifestantes deixaram o auditório pacificamente.

Os docentes estão em greve desde o último dia 9 em protesto à suspensão do pagamento da URP, determinada pelo Ministério do Planejamento. O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir, até o fim de abril, se a gratificação deve ser incorporada aos vencimentos mensais de docentes e servidores da UnB.

A ministra do STF Carmen Lúcia determinou, na última sexta-feira, o pagamento da URP referente ao mês de março, sem distinção quanto à época de ingresso. A decisão do Ministério do Planejamento atinge 1,1 mil servidores contratados depois de outubro de 2008 e determina o recálculo do percentual a partir dos vencimentos recebidos em 2006.

Cerca de três mil delegados e mil observadores de todo o Brasil participam do encontro, que começou hoje e segue até o dia 1º de abril, para definir o Plano Nacional de Educação da próxima década.

Redação Terra

Colaborou com esta notícia o internauta S.J.P.N., de Brasília (DF), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter

compartilhe

publicidade