PUBLICIDADE

Confira dicas para escolher a escola infantil do seu filho

Saiba o que levar em conta antes da matrícula

12 dez 2014 - 09h28
Compartilhar
Exibir comentários
<p>As escolas devem convidar os paos para atividades em conjunto com as crianças e com os professores, segundo a professora da faculdade de Educação da Pucrs Síntia Ebert</p>
As escolas devem convidar os paos para atividades em conjunto com as crianças e com os professores, segundo a professora da faculdade de Educação da Pucrs Síntia Ebert
Foto: Shutterstock

A licença maternidade está acabando ou você acha que já é tempo do seu filho estar em uma escola infantil. Escolher o melhor lugar para cuidar e educar seu filho pode se tornar um verdadeiro dilema e gera muitas dúvidas nos pais. Conversamos com a professora da faculdade de Educação da Pucrs Síntia Ebert e com o professor de pedagogia do Instituto Presbiteriano Mackenzie Ítalo Francisco Cursio que deram dicas de como decidir em qual escola infantil matricular seu filho.

Custo x Benefício

Ao pesquisar as escolas infantis para o filho, as diversas opções de atividades e serviços oferecidos pelas instituições são tentadoras. É fácil imaginar seu filho na aula de judô, aprendendo diversas línguas, participando de oficinas criativas e comendo o melhor da culinária francesa. Mas a primeira dica é estar com os pés no chão e atento ao seu bolso. Entenda sua disponibilidade financeira e alinhe com uma escola que atenda suas prioridades.

Visita surpresa

Ítalo sugere que quando os pais estão pesquisando qual é a escola ideal para o filho, o melhor é fazer uma visita surpresa na escola e em período de aula. Nas férias, tudo parece mais limpo e organizado. O interessante é conhecer como é a real rotina da instituição para não se surpreender depois.

Leve em conta a localização

Não adianta ser a escola dos sonhos mas ficar do outro lado da cidade. Pensar em como você vai buscar seu filho e em uma maneira de não se atrasar é importante. Leve em conta os gastos com o transporte até a escola.

Veja se é credenciada

Verificar se a escola é credenciada pela prefeitura é fundamental. Segundo Síntia, isso significa que a escola é monitorada e visitada por profissionais da prefeitura. Isso dá mais segurança para os pais.

Se informe sobre a proposta pedagógica

Para saber se o seu filho vai ter atividades mais voltadas para o lúdico e brincadeiras ou então para a alfabetização você precisa conhecer a proposta pedagógica da instituição. Nesse documento também estão presentes o perfil ideológico, a visão social e cultual da escola. É muito importante que os pais se identifiquem com a linha de pensamento da instituição para que a criança receba orientações similares nos dois lugares.

Visite as instalações

É muito importante que os pais conheçam a organização do espaço escolar. Saber se os locais são aconchegantes, amplos e, principalmente, se não proporcionam riscos de acidentes para as crianças. Nesse sentido, vale a pena conhecer como é a manutenção do jardim da escola, se tem tanque com areia limpa ou se tem plantas que podem intoxicar quando ingeridas. Lembre-se que a criança na educação infantil ainda é dependente e necessita de muita atenção da parte dos adultos para não se machucar.

Conheça a rotina da escola

Entenda qual é a rotina de atividades da escola infantil e veja se ela é engessada ou flexível. É possível que seu filho não se adapte à alguma atividade e você precisa saber quais opções ele tem caso isso aconteça.

Certifique-se que ela tem um pedagogo

O dono de uma escola infantil não precisa ser um pedagogo, mas é necessário que pelo menos um profissional da pedagogia trabalhe na instituição. Geralmente é ele que atende os pais e é o responsável pela proposta pedagógica e pela formação do corpo docente da escola.

Saiba como vai ser a alimentação

É importante saber se o seu filho ficará em tempo parcial ou integral na escola e que lanches ou refeições são oferecidos. Verifique se o cardápio é elaborado por uma nutricionista e qual é a qualidade da alimentação, incluindo a água.  

Entenda a relação pai e escola

Veja qual é o papel dos pais na escola. Se eles têm livre acesso e podem participar da vida escolar do filho ou se o ambiente é mais fechado. Síntia explica que é interessante que a escola não convide os pais somente para festas de final de ano e entrega de avaliações, mas sim para atividades em conjunto com as crianças e com os professores.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade