PUBLICIDADE

Como hotéis, creches recebem crianças por dia ou horas

22 jan 2013 - 08h28
(atualizado às 08h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Para atender as necessidades de pais e mães que normalmente têm onde deixar os filhos, mas recorrem a cuidados especiais para dias específicos, cada vez mais creches brasileiras oferecem o serviço de diária. É mais ou menos como um hotel: a mãe deixa a criança sob responsabilidade da instituição e retorna para buscá-la ao fim de suas atividades. Pode ser por um dia inteiro ou só por algumas horas, mas é durante esse período que a criança começa a fazer parte da rotina de quem já está lá há mais tempo - vale para as horas das brincadeiras, vale para o momento de fazer a lição de casa, no caso dos mais velhos.

Em Aracaju (SE), o bercário Bebê & Cia abre as portas às 6h30min para receber crianças de três meses até 6 anos de idade. A maioria dos atendimentos são feitos por mensalidade, mas a coordenadora pedagógica Joseane Araújo Alves afirma que a creche está preparada para receber pequenos por períodos curtos, o que ocorre com frequência. "Normalmente, eles são trazidos por mães ou pais que estão de passagem pela cidade para um compromisso específico", explica.

Para temporadas mais longas, as crianças são acompanhadas por responsável nos primeiros dias, o que ajuda na adaptação. No serviço de diárias, é diferente: com menos tempo, é preciso se familiarizar ao ambiente com mais rapidez. Ainda assim, a presença de um conhecido também é importante. "A mãe não chega e deixa o filho. Se possível, ela fica no primeiro contato, aguarda enquanto a 'tia' apresenta para a turma. Esse é o momento em que observamos como a criança vai reagir à novidade. Se fica tudo bem, ela pode ir embora tranquila", acrescenta.

Criança deve ser preparada para mudança na rotina

Durante o dia, os pais podem entrar em contato com a instituição para verificar se o filho está bem. O contrário também acontece: a empresa liga para o responsável caso o aluno temporário não esteja se sentindo bem. A prática é aprovada pela psicóloga infantil Daniella de Freixo Faria, mas ela faz um alerta: é preciso ter claro quais são os objetivos desse dia diferente - apenas sair da rotina ou suprir a necessidade dos pais. Assim, fica mais fácil buscar as propostas que mais se assemelham ao que a família espera. "Conhecer os propósitos da creche ajuda a preparar a criança para viver esse momento da melhor forma possível. O importante é escolher um bom lugar, com atividades bacanas para cada idade e uma proposta rica no que diz respeito ao desenvolvimento global das crianças", diz.

Divididas entre berçário, maternal e reforço escolar, as crianças atendidas pela Bebê & Cia podem ficar na instituição até as 18h30. Durante as férias, a programação reserva espaço maior às brincadeiras. No período de aulas, quem participa das atividades se junta à turma na hora de fazer tarefas escolares. O grande objetivo é fazer com que ela se sinta parte do ambiente. "É interessante essa criança ser bem recebida e todos saberem que será por determinado período, até para passar a ideia das demais crianças aproveitarem muito sua presença, já que será por pouco tempo. Pode tornar tudo mais especial", diz Daniella.

Na Escola Koala, que atende crianças de dois a cinco anos, o serviço também é procurado - e, da mesma forma, a criança passa a fazer parte de todas as atividades previstas para os colegas de sua idade. Ainda assim, para a coordenadora pedagógica Edite Regina Tose Rocha, é importante que ela já tenha uma vivência escolar - caso contrário, a experiência pode acabar sendo frustrada. "Ela tem que saber que a mãe pode ir embora e que mesmo assim tudo ficará bem, porque depois a mãe volta", diz. Cair de paraquedas em um local estranho, nesse caso, pode se transformar em uma experiência traumática.

Daniella diz que, em época de férias, a casa dos avós, amigos ou outros partes também é uma boa opção para quando os pais precisam passar um dia fora. Ainda assim, a experiência na creche é válida. "Entrar na escola é um grande avanço na vida de qualquer criança. Se for cedo demais, a creche pode ser o começo desse caminho tão lindo na vida de uma criança", diz. A especialista explica que, na recepção, acolhimento, carinho e convites interessantes ajudam muito. "Brincadeiras direcionadas nas quais todos podem se conhecer são sempre bem-vindas", afirma.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade