PUBLICIDADE

Inscrições para o vestibular da Fuvest começam nesta sexta

As provas serão realizadas em 32 municípios do estado de São Paulo

22 ago 2014 - 10h06
(atualizado às 11h13)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>As inscrições para o vestibular da USP termina no dia 08 de setembro</p>
As inscrições para o vestibular da USP termina no dia 08 de setembro
Foto: Renato S. Cerqueira / Futura Press

A partir desta sexta-feira a Fuvest começa a receber as inscrições para o seu vestibular 2015. Com o término das inscrições marcado para o dia 08 de setembro, a Universidade de São Paulo (USP) instrui os candidatos a pagar o boleto em banco ou via internet até a data limite em 09 de setembro, sendo que o boleto deve ter a data do dia anterior.

A USP cobra R$ 145 pela inscrição.

Ao todo, 11.057 vagas estarão disponíveis neste ano naprincipal instituição do ensino superior no País, além de 120 para o curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Na soma serão 11.177 vagas destinadas aos candidatos.

As provas serão realizadas em 32 municípios do estado de São Paulo.

Candidatos com deficiência

A inscrição de candidatos com deficiência deve ser informado ao realizar o cadastro, preencher e imprimir a ficha de informações e encaminhar à Fuvest, até o dia 12 de setembro, a ficha de informação e a documentação médica comprovando a condição.

De acordo com a instituição, um comunicado será enviado à residência do candidato pelo correio confirmando a inscrição e as condições oferecidas para realização da prova.

Os locais de prova serão avisados no site da Fuvest no dia 24 de novembro para a 1º fase e 22 de dezembro para a segunda fase.

Sobre a prova

O exame da Fuvest é dividido em duas etapas. A 1º fase acontece no dia com 90 questões de múltipla escolha sobre questões abordadas no universo do ensino médio com cinco alternativas cada com apenas uma correta. São perguntas de biologia, física, geografia, história, inglês, língua portuguesa, matemática e química.

A duração da prova é de cinco horas.

Já na segunda fase, com os candidatos mais bem classificados da primeira fase (em um valor a ser determinado pelos parâmetros de corte da USP), é divida em três dias – 04, 05 e 06 de janeiro. No primeiro dia são dez questões de português e redação. No dia seguinte são 16 questões de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. E no terceiro e último dia são 12 questões de duas ou três disciplinas (6 ou 4 de cada uma), de acordo com a carreira.

As provas da segunda fase duram até quatro horas.

O candidato deve levar apenas caneta esferográfica, alimentos, foto 3x4 recente e documento de identidade. Os portões abrem as 12h30 e fecham as 13h nas duas fases, assim como nas provas de habilidades especificas como música (19 a 24 de outubro), artes visuais (19 de outubro) que terão a divulgação dos candidatos habilitados no dia 10 de novembro.

O resultado da primeira chamada ocorre no dia 31 de janeiro.

Bônus

Os estudantes de escolas públicas (municipal, pública ou estadual) podem ter bônus na nota do vestibular por meio do sistema de pontuação Inclusp ou Pasusp.

O candidato que desejar participar precisa informar que cursou a escola pública no ato da inscrição e que deseja participar do Sistema de Pontuação Acrescida, sendo 15% de bônus para estudantes que cursaram o ensino fundamental e médio na escola pública e 12% para quem cursou apenas o ensino médio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade