PUBLICIDADE

Cinco brasileiros vão participar de olimpíada de astronomia na Grécia

Os estudantes embarcam para a viagem em julho. Eles vão disputar com estudantes de todo o mundo

25 abr 2013 - 16h42
(atualizado às 16h48)
Compartilhar
Exibir comentários
 Larissa Fernandes de Aquino foi medalha de prata na última olimpíada latino-americana
Larissa Fernandes de Aquino foi medalha de prata na última olimpíada latino-americana
Foto: Divulgação

Cinco estudantes do ensino médio foram selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que acontece de 27 de julho a 5 de agosto na cidade de Volos, na Grécia.

A última fase da seleção contou com a participação de 195 jovens de diversas regiões do País. O grupo será composto pelos alunos Allan dos Santos Costa, de Bauru (SP); Daniel Mitsutani e Fábio Kenji Arai, de São Paulo; Larissa Fernandes de Aquino, de Recife (PE); e Luís Fernando Valle, de Guarulhos (SP).

Fábio e Larissa já são veteranos em olimpíadas no exterior. Na OLAA do ano passado, o piauiense conquistou o ouro. Já a pernambucana garantiu medalha de prata na última edição da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), na Colômbia.

Os candidatos foram selecionados por meio das pontuações obtidas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) do ano anterior e receberam material didático com todo o conteúdo que será cobrado nas provas.

A OBA, que já conta com quase 5 milhões de participantes, é destinada a alunos dos ensinos fundamental e médio. Em 2012, a olimpíada reuniu cerca de 800 mil estudantes e 64 mil professores de aproximadamente 9 mil escolas das redes pública e particular de todo Brasil e distribuiu mais de 32 mil medalhas.

Organização

A IOAA é reconhecida pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) e exige que cada país se comprometa a sediar uma edição da olimpíada, arcando com todas as despesas relativas ao evento, que recebe apoio de diferentes setores da sociedade. Detalhes sobre a olimpíada estão disponíveis no site da OBA.

Conheça a seguir a história desses campeões e a opinião de especialistas sobre a importância das competições científicas para revelar novos talentos, jovens que num futuro bem próximo podem alavancar a pesquisa no Brasil e inspirar mudanças no modelo de ensino.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/olimpiadas-escolares/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/olimpiadas-escolares/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade