PUBLICIDADE

Chile: milhares fazem protesto pacífico por melhor educação

7 ago 2011 - 16h25
(atualizado às 17h58)
Compartilhar

Milhares de pessoas fizeram neste domingo uma passeata pacífica em Santiago reivindicando uma melhor educação, durante uma manifestação convocada por alunos secundários e associações de pais, no marco dos protestos estudantis que se mantêm há mais de dois meses.

Os dirigentes da marcha afirmaram que vão convocar uma greve geral e outras manifestações para 4ª
Os dirigentes da marcha afirmaram que vão convocar uma greve geral e outras manifestações para 4ª
Foto: Felipe Trueba / EFE

A polícia disse que cerca de 2 mil pessoas iniciaram o protesto na Praça Itália, mas de forma paulatina foram reunindo mais participantes, que meia hora depois já somavam 8 mil e, horas depois, chegavam a 20 mil.

A manifestação, que coincidiu com a realização do Dia das Crianças no Chile, congregou famílias completas que, com bandeiras e cartazes, se pronunciavam a favor de uma educação pública de qualidade e gratuita.

A Prefeitura de Santiago autorizou a manifestação, mas por um percurso afastado da Alameda Bernardo O'Higgins, que, da mesma forma que a Praça Itália, foi palco na quinta-feira passada de violentos enfrentamentos entre estudantes e policiais, após o governo interditá-las para protestos - que estavam convocadas para aquele dia.

O trajeto autorizado para este domingo, de 2,5 km, culminou no Parque Almagro, a seis quadras da Alameda, onde os organizadores programaram um evento cultural e artístico.

Na semana passada, Santiago foi palco de "panelaços", uma forma de protesto usada pelos chilenos durante a ditadura militar do país (1973-1990), com o objetivo de evitar que fossem presos devido às manifestações estudantis - e proibidas pelo Governo - que pedem um maior papel do Estado na educação.

EFE   
Compartilhar
Publicidade