PUBLICIDADE

Chico Mendes é homenageado por doodle do Google

Ativista símbolo da preservação da Amazônia completaria 71 anos nesta terça-feira (15)

15 dez 2015 - 15h11
Compartilhar
Exibir comentários
Doodle homenageia Chico Mendes, que completaria 71 anos nesta terça-feira, 15 de dezembro
Doodle homenageia Chico Mendes, que completaria 71 anos nesta terça-feira, 15 de dezembro
Foto: Google / Reprodução

O tradicional logo do Google deu lugar, nesta terça-feira (15), a uma ilustração de um homem retirando seiva de árvores. Os cortes formam a palavra “Google” e, assim, o doodle lembra o aniversário do ativista Chico Mendes, que estaria completando 71 anos.

O sindicalista morreu em uma emboscada uma semana após seu aniversário de 44 anos, em sua casa, em Xapuri (AC), no dia 22 de dezembro de 1988. O assassinato foi encomendado pelo fazendeiro Darly Alves.

Siga Terra Educação no Twitter 

Siga Terra Notícias no Twitter

Francisco Alves Mendes Filho levantou a ira de muitos e se tornou símbolo reconhecido mundialmente por defender seringueiros, atraídos pelo “ouro branco” no final do século XIX, e por lutar pela preservação da Amazônia. Seu ativismo foi importante em meio ao fim do apogeu da borracha, quando os trabalhadores precisaram lutar para permanecer em suas terras, que acabaram sendo vendidas pelos fazendeiros.

Os governos militares, nos anos 1970, incentivaram a ocupação da Amazônia por produtores rurais do Sul iniciando, assim, uma especulação fundiária que acabou por derrubar grandes áreas verdes para dar espaço ao plantio de soja, criação de gado e exploração de madeira.

Chico Mendes lutou pelos direitos dos seringueiros e contra a devastação da Amazônia
Chico Mendes lutou pelos direitos dos seringueiros e contra a devastação da Amazônia
Foto: AFP

Como protesto, o seringueiro Wilson Pinheiro, que presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia, idealizou os “empates”, protesto pacífico que consistia em bloquear a derrubada da mata se colocando a frente dos peões contratados pelos fazendeiros. O ativista foi assassinado em 1980, mas Chico Mendes continuou a dar força para os “empates”. Porém, a resistência contra os interesses dos grandes latifundiários tornou as mortes de sindicalistas cada vez mais frequentes.

Mendes assumiu a secretaria-geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia em 1975, ajudou a fundar o sindicato dos trabalhadores rurais de Xapuí em 1977 e virou também liderança reconhecida mundialmente. Em 1988, o ativista já recebia diversas ameaças de morte e chegou a pedir escolta policial, porém, em 22 de dezembro, morreu com um tiro de espingarda no peito e os policiais que faziam sua guarda fugiram.

A luta não foi em vão. O atentado chamou a atenção do mundo para as questões ambientais e políticas no Brasil e as reivindicações chegaram ao poder público. Dois anos após a morte de Chico Mendes, foram criadas as primeiras Reservas Extrativistas na Amazônia.

Conheça história de Chico Mendes:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade