PUBLICIDADE

Certificado através do Enem é opção para quem largou estudos

9 set 2015 - 16h52
(atualizado às 17h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Além de garantir vagas em universidades federais e particulares, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) permite que estudantes consigam o certificado de conclusão do Ensino Médio. Para isso, é preciso que candidato tenha mais de 18 anos e alcance a nota mínima para conseguir pedir a certificação.

Foi assim que o estudante de administração Felisvaldo Novaes, 23, de São Paulo (SP), conseguiu concluir seus estudos. Atualmente trabalhando na área financeira de um grupo educacional, Felisvaldo abandonou os estudos logo após a oitava série e buscou uma solução rápida para recuperar o tempo perdido.

"Tive uma adolescência conturbada e acabei deixando os estudos de segundo plano. Chegou um momento que vi que não podia ficar mais parado e precisava arranjar uma solução para minha carreira. Me comparei a amigos que haviam terminado os estudos, que estavam numa situação melhor", conta o estudante, que conseguiu o diploma em 2010 e ingressou no Ensino Técnico. Anos depois, ele recorreu ao Enem novamente para conquistar uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).

Inscritos no ENEM podem conseguir certificado do Ensino Médio através do resultado
Inscritos no ENEM podem conseguir certificado do Ensino Médio através do resultado
Foto: FuturaPress

Felisvaldo é apenas um dos milhares de inscritos que conseguiram o diploma do Ensino Médio através da prova. Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) o número de pessoas que pedem a certificação cresce a cada ano. Em 2012, foram 638.180 solitações e em 2013, 784.830. Dos mais de 8,7 milhões inscritos em 2014, 997.131 informaram que gostariam de conseguir o diploma através da prova. O Inep não disponibiliza o número de aprovados através desse recurso.

Para pleitar a certificação é preciso informar na inscrição da prova que o candidato deseja usar seu resultado para obter o diploma. A nota mínima é de 450 pontos em cada área do conhecimento, além de 500 pontos na redação. Após a divulgação dos resultados, em janeiro, o estudante deve procurar a Secretaria de Educação da sua cidade para fazer o certificado.

Estudante de Administração conseguiu diploma de Ensino Médio através de nota no Enem
Estudante de Administração conseguiu diploma de Ensino Médio através de nota no Enem
Foto: Facebook / Reprodução

Caso estudar para a prova pareça algo complicado para quem, por algum motivo, abandonou a escola, Felisvaldo conta como conseguiu se preparar antes do Enem: "vi vídeos no Youtube do conteúdo que caia na prova e revisões dos anos anteriores, para ver se dentro do que eu tinha estudado eu conseguiria responder as perguntas". 

"Se a pessoa precisa de uma solução rápida, acho uma boa fazer assim. Mas se a pessoa tem a oportunidade de frequentar a escola, vá. Hoje sinto falta de conteúdos do Ensino Médio na faculdade", afirma o estudante. 

A prova do Enem desse ano será realizada nos dias 24 e 25 de outubro. A prova registrou uma queda no número de inscritos em relação ao ano passado. Em 2015 foram mais de 7,7 milhões de inscritos. 446,952 dos candidatos não estão cursando o ensino médio.

Número de inscritos no Enem sofre primeira queda desde mudança no formato na prova
Número de inscritos no Enem sofre primeira queda desde mudança no formato na prova
Foto: Inep / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade