PUBLICIDADE

Capitais ignoram lei federal e negam tempo livre a professores

Em relação ao salário, capital do Amapá paga um valor menor que o piso

13 ago 2013 - 09h28
(atualizado às 09h39)
Compartilhar
Exibir comentários

A lei que fixa condições mínimas aos professores de escolas básicas públicas não é cumprida em 12 das 27 capitais brasileiras. Uma delas não paga o piso salarial e as outras 11 não concedem jornada extraclasse mínima, conforme determinado por uma lei aprovada há cinco anos no Congresso. As informações são do jornal Folha de S.Paulo e aparecem em um levantamento divulgado nesta terça-feira.

O piso salarial de R$ 1.567 no ensino fundamental e médio (jornada de 40 horas semanais) não é cumprido integralmente em grande parte do Brasil. A lei que define os vencimentos dos professores também exige que o docente fique 1/3 do período fora das aulas, para preparação de atividades, por exemplo. Levantamento da Folha de S.Paulo com secretarias municipais de Educação aponta que, em 11 capitais, o período extraclasse é inferior ao exigido (Belém, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Salvador, São Paulo e Vitória). Em relação ao valor do salário, Macapá paga menos que o piso: R$ 1.345.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/quanto-ganha-um-professor-no-brasil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/quanto-ganha-um-professor-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade