Campanha de brinquedos dá origem a Dia das Crianças nacional

12 out 2012
07h06

Mundialmente, a comemoração do Dia das Crianças teve início em novembro de 1959, quando o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) - órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) - oficializou a Declaração Universal dos Direitos da Criança. A partir de então, o mês passou a ser dedicado aos pequenos, em muitos países. Já no Brasil, a data foi oficializada na década de 1920, mas só ganhou força anos mais tarde, após grande campanha comercial de uma fábrica de brinquedos.

Oficialmente, data foi instituída por decreto de Arthur Bernardes, então presidente do Brasil, em 1924
Oficialmente, data foi instituída por decreto de Arthur Bernardes, então presidente do Brasil, em 1924
Foto: Shutterstock



A criação festividade em homenagem às crianças brasileiras foi indicada pelo deputado federal Galdino do Valle Filho, após a realização do 3º Congresso Sul-Americano da Criança, que aconteceu em 1923, na cidade do Rio de Janeiro. Um ano depois do evento, Arthur Bernardes, então presidente do Brasil, aprovou por meio do decreto de número 4.867, no dia 05 de novembro de 1924, a data de 12 de outubro como o Dia das Crianças.



Ao contrário do que se vê hoje em dia, a data ficou esquecida no calendário, sem nenhum tipo de comemoração durante anos. Contudo, em 1955, por iniciativa de um diretor da fábrica de brinquedos Estrela, foi lançada pela primeira vez a "Semana do Bebê Robusto", iniciativa para aumentar as vendas da marca sem ter que esperar a chegada do Natal, época conhecida entre os lojistas pelo crescimento no gráfico de vendas. A campanha comercial tinha como carro-chefe uma linha de bebês rechonchudos feitos de plástico.



"Como a ideia foi bem-sucedida, escolheram um único dia para fazer a comemoração: 12 de outubro", afirma Marcelo Duarte, em seu livro "A origem de datas e festas", da editora Panda Books. A data coincide com o feriado do dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.



Para fortalecer a data, que passou a ter peso comercial, a marca de cuidados e higiene pessoal Johnson & Johnson, reforçou sua estratégia de marketing no mês de outubro com a campanha "Bebê Johnson", concurso de beleza infantil realizado pela primeira vez em 1965. Assim, a indústria foi a grande responsável por impulsionar a comemoração do dia 12 de outubro, no Brasil, firmando a data na memória de varejistas e consumidores, o que justifica a grande distribuição de presentes para os pequenos nesse período.



Fonte: Agência Hélice
publicidade