PUBLICIDADE

Brasileiros vencem competição universitária de matemática na Colômbia

22 out 2013 - 14h25
(atualizado às 14h26)
Compartilhar
Exibir comentários
A equipe brasileira ficou em primeiro lugar na classificação geral
A equipe brasileira ficou em primeiro lugar na classificação geral
Foto: OBM / Divulgação

Quatro universitários brasileiros conquistaram o primeiro lugar geral na 5ª Competição Ibero-Americana Interuniversitária de Matemática (CIIM), que aconteceu entre os dias 15 e 20 de outubro na cidade de Armenia, na Colômbia. A competição contou com a participação de 46 estudantes de 12 instituições de ensino superior provenientes do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México e Venezuela.

Thiago Ribeiro Ramos, Davi Lopes Alves de Medeiros e André Macieira Braga Costa conquistaram as medalhas de ouro, enquanto Henrique Fiúza do Nascimento recebeu a medalha de bronze. O professor Pedro Luis Barrios participou como líder do grupo.

A competição, que reuniu talentos universitários para a matemática, teve alto grau de exigência. Os problemas da prova foram selecionados por um comitê internacional que teve como base os problemas propostos pelos países participantes. Durante as provas, realizadas em dois dias consecutivos, os estudantes tiveram quatro horas para resolver três problemas de matemática universitária abrangendo as áreas de teoria dos números, geometria, combinatória, cálculo, álgebra, álgebra linear e análise.

 A competição, criada em 2009, é realizada anualmente com o apoio de Sociedades de Matemática, universidades e centros de pesquisa. A participação brasileira é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Da escola pública à Harvard: olimpíadas mudam destinos de campeões
Olimpíadas escolares

Meninos e meninas que não sonhavam em fazer um curso superior contam como as olimpíadas escolares transformaram suas vidas. As competições de matemática, física, biologia revelam talentos e ajudam a alavancar o Brasil no cenário mundial do conhecimento.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade