publicidade
17 de janeiro de 2013 • 19h18 • atualizado em 04 de Dezembro de 2013 às 16h53

Brasileiro é indicado a prêmio de melhor professor dos EUA

Alexandre Lopes trabalha com um programa de inclusão para crianças com autismo em sala de aula
Foto: Macy's/Divulgação
 

Um brasileiro foi indicado para o prêmio de melhor professor dos Estados Unidos. Em 2012, Alexandre Lopes já havia ganhado a premiação de melhor professor da Flórida. Nesta quinta-feira, um conselho de educação americano anunciou os quatro finalistas da premiação nacional - com Lopes entre eles. O vencedor será anunciado em abril e o prêmio será entregue pelo presidente americano, Barack Obama, na Casa Branca.

Durante as fases anteriores, cada Estado escolheu seu participante na competição. Então o conselho entrevistou os professores pessoalmente e decidiu quais seriam os finalistas. Lopes é formado em produção editorial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em educação pela Universidade de Miami. Atualmente, busca o doutorado na Universidade Internacional da Flórida, Estado no qual leciona.

Lopes dá aulas no pré-primário e lidera um projeto chamado "Learning Experience: Alternative Program" (A Experiência de Aprender - Programa Alternativo, em tradução livre), conhecido como Leap. Em seu método, ele utiliza danças e músicas para se comunicar com as crianças. Grande parte de seus alunos é autista ou não consegue falar.

ENTREVISTA

Melhor professor da Flórida, brasileiro foi aos EUA por amor
Conheça a história do brasileiro que foi indicado ao prêmio de melhor professor dos EUA

 

Terra