PUBLICIDADE

Brasil vence a Olimpíada Ibero-Americana de Matemática no Panamá

27 set 2013 - 10h33
(atualizado às 10h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Equipe brasileira ficou em primeiro lugar na competição de matemática
Equipe brasileira ficou em primeiro lugar na competição de matemática
Foto: OBM / Divulgação

O Brasil conquistou o primeiro lugar na 28ª Olimpíada Ibero-Americana de Matemática (OIM), encerrada nesta sexta-feira no Panamá. Quatro estudantes brasileiros ganharam medalhas de ouro e prata nas provas, que reuniram 78 jovens com idades entre 13 e 18 anos de 20 países da América Latina, Portugal e Espanha.

Rodrigo Sanches Ângelo, de São Paulo, foi o grande destaque da equipe brasileira conquistando a medalha de ouro com a pontuação máxima da prova, 42 pontos. Os estudantes Franco Matheus de Alencar Severo, do Rio de Janeiro, Victor Oliveira Reis, de Pernambuco, e Rafael Kazuhiro Miyazaki, de São Paulo, obtiveram a prata com 41, 40 e 35 pontos respectivamente.

Com esse resultado, a equipe brasileira garantiu, pelo segundo ano consecutivo, a primeira posição na classificação geral por países, com 158 pontos, seguido de Portugal, que obteve 154 pontos, e México, com 153 pontos. O time brasileiro foi liderado pelos professores Eduardo Wagner, do Rio de Janeiro e Pablo Rodrigo Ganassim, de São Paulo.

As provas foram aplicadas em dois dias e envolviam problemas de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória
As provas foram aplicadas em dois dias e envolviam problemas de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória
Foto: OBM / Divulgação

As provas, realizadas de forma individual nos dias 24 e 25 de setembro, eram compostas por problemas que abrangem as disciplinas de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Foram três problemas a cada dia, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia.

Além do Brasil, participaram do evento este ano as delegações da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

O Brasil é o país com maior número de medalhas conquistadas na competição até hoje. Desde 1985, ano em que iniciou a participação no evento, seus representantes conquistaram um total de 101 medalhas, sendo 51 de ouro, 39 de prata e 11 de bronze.

Próxima edição

A 29ª edição da OIM terá como sede Honduras. Como pré-requisito para participar do evento os competidores precisam ter no máximo 18 anos de idade e não podem ter participado da competição em duas edições anteriores.

Os estudantes interessados em formar parte da equipe devem primeiro participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição que ocorre anualmente nas escolas públicas e privadas em todo o País. Após ter sido premiado no certame, os estudantes passam por um processo de seleção, que considera a colocação conquistada na disputa nacional, além dos resultados obtidos em cinco provas seletivas e de listas de exercícios que são resolvidas ao longo de seis meses. Os quatro estudantes mais bem colocados, e que satisfazem as exigências do regulamento da olimpíada, conquistam as vagas.

Da escola pública à Harvard: olimpíadas mudam destinos de campeões
Olimpíadas escolares

Meninos e meninas que não sonhavam em fazer um curso superior contam como as olimpíadas escolares transformaram suas vidas. As competições de matemática, física, biologia revelam talentos e ajudam a alavancar o Brasil no cenário mundial do conhecimento.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade