PUBLICIDADE

Associação de Energia Nuclear critica questão do Enem

10 dez 2014 - 15h10
(atualizado às 15h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Pouco depois da última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben) começou a receber reclamações de associados sobre o vestibular. Muitos profissionais da área começaram a ouvir de seus próprios filhos que se sentiram ofendidos com uma questão da prova. A pergunta dizia, erroneamente, segundo a associação, que as usinas nucleares causam poluição térmica em lagos, rios e mares.

A diretora da Aben Ruth Soares, que também coordena a área de sustentabilidade e planejamento estratégico da Eletronuclear, enviou nota de repúdio ao MEC e ao Inep, responsáveis pela prova, explicando o processo de geração de energia nuclear e afirmando que a questão é “preconceituosa e tendenciosa”.

Ruth cita o exemplo brasileiro, das usinas de Angra, e explica que a Eletronuclear possui um laboratório de monitoramento contínuo das águas do entorno das usinas, ressaltando que a temperatura nunca atingiu índices acima do permitido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). “Se isso ocorresse, as usinas seriam imediatamente desligadas”, diz.

De acordo com ela, o suposto erro levou uma informação equivocada a milhões de jovens, causando “prejuízo irreparável” à imagem da energia nuclear no País. Ela diz que o caso é fruto de um preconceito arraigado em relação à fonte nuclear e conta que a Aben sempre se colocou à disposição para fornecer qualquer informação técnica aos interessados no assunto, reiterando que ainda espera um posicionamento do MEC e do Inep sobre a questão.

Fonte: Petronotícias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade