PUBLICIDADE

Após reformulação, UFRJ volta a oferecer vagas para medicina em Macaé

A suspensão das vagas havia sido anunciada pela instituição no começo do ano, devido à necessidade de reestruturação do curso

29 mai 2013 - 14h40
(atualizado às 16h45)
Compartilhar
Exibir comentários

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) confirmou que voltará a oferecer vagas para o curso de medicina em Macaé, no norte do Estado, no próximo semestre letivo. O curso, que não havia recebido novos alunos no último período,terá as 30 vagas regulares na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu). 

A suspensão das vagas havia sido anunciada pela instituição no começo do ano, devido à necessidade de reestruturação do curso. Em 2012, alunos de medicina de Macaé chegaram a fazer uma greve para protestar contra a falta de estrutura no campus. Entre as reclamações estavam a falta de professores, a precariedade dos laboratórios e salas de aula e a necessidade de construção de um hospital universitário.

De acordo com a pró-reitora de graduação da UFRJ, Angela Rocha, foi aberto concurso público para preencher, até agosto, 45 vagas para professor efetivo. Também foi feita parceria com a prefeitura para que os alunos façam as aulas práticas em três hospitas da cidade. Ela ainda disse que os dois laboratórios que não apresentavam estrutura adequada - de histologia e anatomia - foram reformados.

O curso de Medicina em Macaé foi criado em 2007, integrando o projeto de expansão da UFRJ para o interior. A cada ano, o curso recebe 60 novos alunos. As vagas são preenchidas através do Sisu e o curso tem duração de seis anos (12 períodos).

O Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ aprovou ainda, na sessão do dia 22 de maio, a criação do bacharelado em ciências biológicas. No próximo semestre, a universidade vai oferecer 20 vagas para a habilitação. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade