PUBLICIDADE

Após gastar fortuna com aulas, "mãe-tigre" desiste de ser durona

24 jan 2013 - 10h13
(atualizado às 13h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O relato de uma mãe que seguia o criticado método de educação chinês conhecido como "mãe-tigre" ganhou destaque nesta semana no jornal britânico Daily Mail. A jornalista Tanith Carey afirma que gastou uma pequena fortuna com aulas de mandarim, matemática, violino e até com um tutor que cobrava 75 libras por hora para orientar os estudos da menina de apenas 11 anos. Segundo Carey, depois de alguns anos incentivando a filha a se tornar uma "pessoa brilhante" ela percebeu que acontecia o contrário: a pequena Lily havia se tornado uma garota introspectiva e distante da mãe.

Britânica abandonou o método chinês de educação após perceber que a filha estava se afastando
Britânica abandonou o método chinês de educação após perceber que a filha estava se afastando
Foto: Reprodução

A britânica, que mora em Londres, conta que teve uma infância "negligenciada", já que não era estimulada pelos pais a estudar. Então, quando a filha nasceu, em 2001, decidiu fazer diferente: "Eu achava que era meu dever estimular a Lily com brinquedos educativos, jogos e vídeos", disse ao confessar que tinha se convencido, a partir de "descobertas da neurociência", que precisava estimular o conhecimento. Na estante da jornalista estavam livros que mostrariam como "fazer dos filhos pessoas brilhantes".

Ela conta que na creche particular onde matriculou Lily aos 3 anos, via outras mães também ansiosas para tornar seus filhos os melhores. Com o tempo, percebeu que a "disputa" pela superioridade havia se tornado algo estressante. "Se uma das mães via uma criança com a pasta das aulas de matemática do Kumon (método de ensino que estimula o raciocínio), todas corriam para fazer a matrícula porque havia medo de deixar os nossos filhos para trás (...) Mas pouco a pouco, essa viagem que tinha começado tão emocionante e gratificante foi se transformando em um jogo estressante de superioridade".

A mãe conta que o “alarme” começou a tocar quando Lily tinha 9 anos e venceu um prêmio de ciências na escola. Enquanto ela vibrava com a conquista, a filha não parava de chorar. Nos anos seguintes a situação piorou, já que a menina não queria mais fazer as lições, pois tinha medo de errar. Os pais decidiram levar a menina a um psicólogo, que constatou o quanto a autoestima de Lily havia sido afetada. "Ela sentia que precisava ser melhor em tudo e quando sabia que não conseguiria ser, ela achava melhor se fechar e não fazer nada". A mãe ainda conta que a filha estava se afastando dela. "Foi doloroso, mas precisei matar a mãe-tigre que existia dentro de mim".

A decisão veio recentemente, depois de fazer a inscrição em cinco das melhores escolas de Londres. "Apesar de gastar uma pequena fortuna na inscrição para as melhores escolas de Londres, eu decidi que a minha filha pdoeria escolher a escola onde estudar. Um colégio do Estado onde ela pode não brilhar como estrelas, mas vai crescer como uma pessoa inteira, ser pressão por resultados". A mãe ainda completa o relato afirmando que quando a filha chega em casa da escola, não pergunta mais sobre qual foi o desempenho no dia, e sim como ela está.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade