PUBLICIDADE

Apesar do terremoto, Inep manterá aplicação do Encceja no Japão

4 mai 2011 - 14h40
(atualizado às 14h42)
Compartilhar

Apesar do forte terremoto que atingiu o Japão em março deste ano, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para os brasileiros residentes no país será mantido nos dias 14 e 15 de maio. Segundo o Inep, órgão responsável pela elaboração e aplicação das provas, todos os riscos foram avaliados e a segurança está garantida.

Os locais de aplicação do exame serão as cidades de Nagoya, Hamamatsu e Ota. O edital previa aplicação na cidade de Oizumi, que foi substituída por Ota em função dos abalos sísmicos. Esta é a oitava edição do Encceja no exterior.

Segundo o Itamaraty, cerca de 255 mil brasileiros vivem no Japão, sendo que a maior concentração situa-se na região centro-sul do país, área menos atingida pelas catástrofes. Cerca de 2 mil pessoas farão o exame, entre eles candidatos de presídios e reformatórios juvenis do País.

Exame

O exame é uma oportunidade para aqueles que não conseguiram concluir os estudos na idade regular. Para fazer a prova, o candidato deve ter, no mínimo, 15 anos para o ensino fundamental e 18 para o ensino médio. Para o ensino fundamental será proposto um tema para redação e serão aplicadas quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Matemática; História e Geografia; Ciências Naturais.

Para certificação no ensino médio também deverá ser feita uma redação e quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, nas seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os participantes que alcançarem a pontuação mínima exigida receberão certificado de ensino fundamental ou de ensino médio.

Os candidatos podem acompanhar a inscrição pelo endereço http://sistemasencceja3.inep.gov.br/exterior/. Outras informações podem ser obtidas no site www.inep.gov.br/web/encceja/encceja-no-exterior.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade