PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Antes de prova, candidatos da Fuvest relaxam com música, livros e Facebook

7 jan 2014 - 13h23
(atualizado às 13h52)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Candidatos como Daniel Tamoyo tentam relaxar at&eacute; mesmo usando o celular para acessar o Facebook</p>
Candidatos como Daniel Tamoyo tentam relaxar até mesmo usando o celular para acessar o Facebook
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

O terceiro e último dia de provas da segunda fase do vestibular da Fundação Universitária para Vestibular (Fuvest), que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP) e para Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, foi realizado na tarde desta terça-feira. Minutos antes da prova, muitos dos mais de 32 mil candidatos tentam relaxar ouvindo música, lendo livros ou até mesmo usando o celular para acessar o Facebook.

É o caso de Daniel Tamoyo de Lima, 23 anos, que faz a prova para o curso de Filosofia. “Estou tranquilo, o que tinha que estudar eu já estudei e não há mais nada a fazer. Estou aproveitando para conversar com amigos no Facebook. Já almocei e tomei aquele café para dar uma acordada”, disse o estudante, que já é formado em engenharia ambiental e hoje faz as provas de História e Geografia.

Beatriz Montagnolli chegou bem cedo e aproveitou para revisar alguns mapas pela internet do celular
Beatriz Montagnolli chegou bem cedo e aproveitou para revisar alguns mapas pela internet do celular
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Os portões na Escola Politécnica, na Cidade Universitária, foram abertos por volta das 12h25 e fecharam às 13h05. Nenhum dos estudantes que fariam a prova no campus chegou atrasado. Beatriz Montagnolli, 18 anos, chegou bem cedo e aproveitou para revisar alguns mapas pela internet do celular. Ela presta vestibular para o curso de Geografia.

“Hoje estou mais calma. Estudei o ano todo e se eu ficar nervosa perco tempo e erro as questões. Procurei trabalhar o psicológico para esta prova. Aproveitei esses últimos minutos para revisar alguns mapas, mas está tudo certo”, disse a estudante. Por prestar vestibular para um curso na área de humanas, Beatriz confessou que, na prova de ontem, sentiu dificuldades nas questões de matemática. “Mas eu português eu fui bem”, disse.

<p>Deitada na grama da Cidade Universitária, a estudante Tassiana Baraldi se mostrou tranquila</p>
Deitada na grama da Cidade Universitária, a estudante Tassiana Baraldi se mostrou tranquila
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Deitada na grama da Cidade Universitária, a estudante Tassiana Baraldi, 21 anos, também se mostrou tranquila com a prova. “Ontem foi melhor do que eu esperava, o que me animou bastante”, disse Tassiana, que prestará a prova para o curso de obstetrícia e hoje responde questões de Química e Biologia.

Apesar da importância da prova, a estudante disse que não está “desesperada” para passar na USP e que estuda outras hipóteses. “Isso não é tudo ou nada pra mim. Moro fora de São Paulo e estou pensando em fazer faculdade fora daqui”, disse.

O exame deste último dia terá 12 questões de duas ou três disciplinas relacionadas ao curso escolhido pelo candidato. 

Terra, em parceria com os professores do Cursinho da Poli, corrige as provas da segunda fase da Fuvest. O índice de abstenção chegou a 7,80% (2.542 ausentes), menor do que em 2013, quando ficou em 8,50% (2.651). Qualificaram-se para a segunda fase 32.569 candidatos (em 2013 foram 31.182) para disputar 11.157 vagas (11.082 no ano passado), sendo 11.057 na Universidade de São Paulo, 100 no curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo.

Infográfico: Enem ou vestibular?

Saiba como é o processo de seleção nas principais universidades públicas brasileiras

 
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade