PUBLICIDADE

Andes pede que governo reabra negociação com professores

16 ago 2012 - 18h49
(atualizado às 19h09)
Compartilhar

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) protocolou nesta quinta-feira no Palácio do Planalto uma carta dirigida à presidente Dilma Rousseff pedindo reabertura imediata das negociações com os docentes em greve. Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria-Geral da Presidência da República confirmou que o documento foi entregue e encaminhado ao gabinete da Presidência e aos ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento.

A greve nas universidades federais prejudica também os alunos na hora da alimentação
A greve nas universidades federais prejudica também os alunos na hora da alimentação
Foto: Renata Crawshaw / Terra

No dia 3, o Ministério do Planejamento assinou termo de acordo com a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), sindicato que representa uma minoria dos professores. Outras três entidades (Andes-SN, Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica e Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), que representam os docentes, recusaram a proposta governamental e 57 universidades e institutos tecnológicos continuam parados.

No documento entregue ao Planalto, o Andes diz que as duas propostas apresentadas pelo MEC aos docentes - oferecendo, respectivamente, reajuste de 12% a 40% e de 25% a 40% - "não dialogaram efetivamente com a pauta de reivindicação" dos professores. O sindicato diz que os percentuais aumentam as distorções salariais existentes na carreira. A categoria também afirma que o governo não contemplou a reestruturação de carreira em sua oferta.

Mais cedo, os professores organizaram ato em frente ao Ministério da Educação no qual realizaram enterro simbólico do respeito à educação pública. Amanhã, a paralisação das instituições federais de ensino completa três meses.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade