PUBLICIDADE

'Menor biblioteca do mundo' atrai visitantes para troca de livros

Estrutura instiga leitores curiosos em bairro italiano de Nova York

4 jun 2013 - 09h31
(atualizado às 10h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Little Free Library permite que até duas pessoas vasculhem livros
Little Free Library permite que até duas pessoas vasculhem livros
Foto: Daily Mail / Reprodução

Uma pequena estrutura amarela instalada em uma rua de Nova York convida os pedestres a esquecer momentaneamente o ritmo alucinado da metrópole para escolher um livro, promover a troca de obras e emprestar títulos já lidos para outros interessados. A "menor biblioteca do mundo" só aceita um leitor por vez - dois, no máximo - e conta com até 40 livros em sua estante. Feita com uma chamativa estrutura plástica amarela, a Little Free Library (pequena biblioteca gratuita, em português) foi montada a partir de materiais reciclados e fica incólume às intempéries ao ar livre porque foi desenhada para proteger seu conteúdo do vento, frio e chuva. As informações são do Daily Mail.

Professoras criam 'ratos de biblioteca' e transformam escola

O projeto foi criado por uma dupla de arquitetos venezuelanos a partir de um tanque de água feito de plástico, com armação de madeira e buracos no exterior que permitem ao visitante ver os livros disponíveis antes de entrar na estrutura. Os arquitetos Marcelo Ertorteguy e Sara Valente afirmaram que a biblioteca cria um ambiente "inabitável" que faz os leitores imergirem na experiência de escolher e ler livros. Desde que foi instalada, em maio, a biblioteca tem atraído muita atenção do público.

"Com a biblioteca queríamos criar um lugar para desacelerar, um espaço nas ruas de Nova York onde você possa ter um momento para se isolar parcialmente dos arredores e mergulhar em outro mundo - o mundo do livro que você escolher", afirmou Ertorteguy.

A ideia surgiu há aproximadamente três anos e se espalhou rapidamente pelos Estados Unidos, aparecendo também em algumas áreas da Europa, África e Índia, informaram os autores. A Little Free Library de Nova York está sempre aberta à visitação no bairro Nolita, em Manhattan, onde deve permanecer até setembro. Estima-se que existem atualmente cerca de 5 mil bibliotecas desse tipo em todo o mundo.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/dia-internacional-livro-infantil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/dia-internacional-livro-infantil/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade