Educação

publicidade
04 de junho de 2013 • 09h31 • atualizado às 10h05

'Menor biblioteca do mundo' atrai visitantes para troca de livros

Estrutura instiga leitores curiosos em bairro italiano de Nova York

Little Free Library permite que até duas pessoas vasculhem livros
Foto: Daily Mail / Reprodução
 

Uma pequena estrutura amarela instalada em uma rua de Nova York convida os pedestres a esquecer momentaneamente o ritmo alucinado da metrópole para escolher um livro, promover a troca de obras e emprestar títulos já lidos para outros interessados. A "menor biblioteca do mundo" só aceita um leitor por vez - dois, no máximo - e conta com até 40 livros em sua estante. Feita com uma chamativa estrutura plástica amarela, a Little Free Library (pequena biblioteca gratuita, em português) foi montada a partir de materiais reciclados e fica incólume às intempéries ao ar livre porque foi desenhada para proteger seu conteúdo do vento, frio e chuva. As informações são do Daily Mail.

Professoras criam 'ratos de biblioteca' e transformam escola

O projeto foi criado por uma dupla de arquitetos venezuelanos a partir de um tanque de água feito de plástico, com armação de madeira e buracos no exterior que permitem ao visitante ver os livros disponíveis antes de entrar na estrutura. Os arquitetos Marcelo Ertorteguy e Sara Valente afirmaram que a biblioteca cria um ambiente "inabitável" que faz os leitores imergirem na experiência de escolher e ler livros. Desde que foi instalada, em maio, a biblioteca tem atraído muita atenção do público.

"Com a biblioteca queríamos criar um lugar para desacelerar, um espaço nas ruas de Nova York onde você possa ter um momento para se isolar parcialmente dos arredores e mergulhar em outro mundo - o mundo do livro que você escolher", afirmou Ertorteguy.

A ideia surgiu há aproximadamente três anos e se espalhou rapidamente pelos Estados Unidos, aparecendo também em algumas áreas da Europa, África e Índia, informaram os autores. A Little Free Library de Nova York está sempre aberta à visitação no bairro Nolita, em Manhattan, onde deve permanecer até setembro. Estima-se que existem atualmente cerca de 5 mil bibliotecas desse tipo em todo o mundo.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/dia-internacional-livro-infantil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/dia-internacional-livro-infantil/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Terra