PUBLICIDADE

vc repórter: professor mantém projeto de literatura há 17 anos no CE

15 out 2013 - 21h59
(atualizado em 11/12/2013 às 19h42)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Alunos criam intimidade com a leitura através de recortes de jornais, reportagens e anúncios</p>
Alunos criam intimidade com a leitura através de recortes de jornais, reportagens e anúncios
Foto: João Teles de Aguiar / vc repórter

Bastaram duas semanas lecionando na rede municipal de Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, para que o professor João Teles de Aguiar se surpreendesse com a dificuldade dos alunos em interpretar textos. Desde então, há 17 anos, ele decidiu que tentaria mudar a situação e, devidamente preparado com um caixote e uma sacola onde guarda objetos diversos, passou a transformar rotina de mais de 70 alunos todos os dias.

Aguiar, hoje com 48 anos, mantém o projeto Confraria da Leitura. Por meio dele, todos os seus alunos de 4º e 5º anos das unidades de ensino Padre Antonio Monteiro da Cruz e Jornalista Demócrtio Dummas aprendem a tomar gosto pela leitura de uma forma menos ortodoxa do que se contassem apenas com livros. 

“Meu objetivo é extrapolar a sala de aula. Gosto de ir com os alunos à biblicoteca, à quadra, ao pátio e sempre levro algum objeto de leitura diferente, como recortes de jornal, anúncios, reportagens da internet”, explica o docente, que garante ver a evolução dos alunos. 

<p>Caixote de papelão é utilizado pelo professor para guardar os materiais do projeto Confraria da Leitura</p>
Caixote de papelão é utilizado pelo professor para guardar os materiais do projeto Confraria da Leitura
Foto: João Teles de Aguiar / vc repórter

Ele também trabalha com música, teatro, literatura, charge, caricatura, rádio-escola - atividades que incentivam os alunos a explorarem seus potenciais criativos. “Acredito em formas alternativas de ensino através de contação de histórias, de literatura de cordel, que transportam os alunos a um novo mundo e resgatam a história local”, conta.

Aguiar tem formação em história, mas leciona outras disciplinas do currículo do Ensino Fundamental I. É o que se chama na rede de professor polivalente.

O internauta João Teles de Aguiar, de Fortaleza (CE), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade