PUBLICIDADE

Brasil conquista 4 medalhas em mundial de matemática na Colômbia

A competição reuniu 528 estudantes de 97 países. O Brasil ficou em 28º lugar no ranking de classificação

29 jul 2013 - 12h42
(atualizado às 12h46)
Compartilhar
Exibir comentários
A equipe brasileira levou três medalhas de prata e uma de bronze, além de menções honrosas
A equipe brasileira levou três medalhas de prata e uma de bronze, além de menções honrosas
Foto: OBM / Divulgação

Com seis estudantes competindo, o Brasil conquistou três medalhas de prata e uma de bronze na 54ª Olimpíada Internacional de Matemática. No ranking de classificação, o Brasil ficou em 28° lugar entre os países participantes. O evento reuniu 528 competidores de 97 países e terminou no domingo, em Santa Marta, na Colômbia.

Nesta edição, participaram estudantes brasileiros do ensino fundamental e médio que tiveram treinamento de um mês. Durante a competição, os jovens enfrentaram provas durante dois dias consecutivos quando resolveram problemas de matemática envolvendo álgebra, teoria dos números, análise combinatória e geometria.

A competição internacional foi realizada na Colômbia
A competição internacional foi realizada na Colômbia
Foto: OBM / Divulgação

Os estudantes que representaram o Brasil no evento internacional foram selecionados pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição que ocorre todos os anos nas escolas públicas e privadas do País. Para integrar a equipe, os jovens passam por um processo de seleção, que considera a colocação na disputa nacional, além dos resultados obtidos em cinco provas seletivas e de listas de exercícios que são resolvidas ao longo de seis meses.

As medalhas de prata são dos estudantes Rodrigo Sanches Ângelo e Rafael Miyazaki, de São Paulo, e Victor Reis, de Pernambuco. Franco Severo, do Rio de Janeiro, ficou com o bronze. Os estudantes, Alessandro Pacanowski, do Rio, e Victor Bitarães, de Minas Gerais, receberam menção honrosa. A equipe foi liderada pelos professores, Edmilson Motta e Onofre Campos.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/olimpiadas-escolares/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/olimpiadas-escolares/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade