PUBLICIDADE

Brasil fica no penúltimo lugar em ranking de valorização do professor

País está na frente apenas de Israel entre 21 nações avaliadas. China lidera lista, seguida por Grécia, Turquia e Coreia do Sul

3 out 2013 - 11h42
(atualizado às 11h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Ranking mede o stadus dos professores em diferentes países
Ranking mede o stadus dos professores em diferentes países
Foto: Getty Images

O Brasil ficou na penúltima colocação entre 21 nações em um índice sobre a valorização dos professores divulgado nesta quinta-feira pela fundação internacional Varkey Gems, sediada em Londres. O País está à frente apenas de Israel no status dado aos seus educadores. Em primeiro lugar aparece a China, seguida de Grécia, Turquia, Coreia do Sul e Nova Zelândia.

Os 21 países analisados foram selecionados pelo desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês). Em cada nação foram feitas 1 mil entrevistas que levaram em conta o status do professor, a recompensa recebida pelo trabalho e a organização do sistema de ensino.

Os países asiáticos tiveram desempenho superior a nações europeias – como Holanda, Reino Unido e França -  e aos Estados Unidos, que aparecem no meio da fila. A pesquisa também comparou o status do professor a outras profissões. Em dois terços dos países, eles foram comparados a assistentes sociais. No Brasil, Estados Unidos, França e Turquia, as pessoas pensam que os professores são mais semelhantes a bibliotecários. Apenas na China os entrevistados disseram que acreditam que o professor tem o mesmo status de um médico.

Enquanto na China 50% dos entrevistados disseram que incentivariam seus filhos a seguir carreira no magistério, apenas 8% fariam o mesmo em Israel. Já no Brasil, cerca de 20% afirmaram que encorajariam seus filhos a seguir a profissão.

Em relação à confiança de que o professor pode ajudar a dar uma boa educação aos alunos, o Brasil liderou as respostas positivas, seguido da Finlândia. Sobre o salário, 95% dos entrevistados em todos os países disseram que acreditam que o educador deve ganhar mais do que recebe atualmente.

A pesquisa completa está disponível do site da instituição (apenas em inglês).  

Ranking de valorização dos professores
Posição País
China
Grécia
Turquia
Coreia do Sul
Nova Zelândia
Egito
Singapura
Holanda
Estados Unidos
10º Reino Unido
11º França
12º Espanha
13º Finlândia
14º Portugal
15º Suíça
16º Alemanha
17º Japão
18º Itália
19º República Tcheca
20º Brasil
21º Israel
Melhores universidades

Confira rankings de 2013 com as melhores universidades da América Latina e do mundo

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade