PUBLICIDADE

Tempos modernos: saiba qual o momento certo para investir em automação

O início da vida das empresas pode ser uma época boa para planejar investimentos, otimizar processos e largar na frente da concorrência

1 dez 2016 - 09h26
Compartilhar
Exibir comentários

A maioria das empresas brasileiras (82%) ainda não utiliza novas tecnologias como e-commerce, tecnologia de automação ou pagamento pelo celular. Para analistas, isso significa que quem as utiliza está saindo em vantagem.

Foto: DINO

Para pensar em como tirar vantagem desse cenário, contudo, é necessário calcular em que momento investir em automação, isto é, em otimização de serviços manuais para aumentar a produtividade.

Seja para ajudar a economizar, seja para controlar ou gerir os negócios, a utilização de aparelhos ou programas mais modernos, como softwares automatizados, pode ser uma alavanca quando a empresa ainda é pequena. "A automação é um investimento para a empresa, pois reduz tempo e minimiza erros de controles e lançamentos manuais em processos", diz Joannes Righetto, diretor da Zip Automação .

O especialista explica que a automação deve sempre estar nos planos de investimento, quer por necessidade, devida a alguma avaria ou legislação, quer por planejamento. "Em alguns estados, por exemplo, a emissão de Nota Fiscal é obrigatória e, portanto, a automação também se torna obrigatória. Mas ela sempre será importante para otimizar processos e economizar tempo e dinheiro", completa.

Começando

Uma vez decidido que a empresa investirá em automação, é preciso saber por onde começar. "O primeiro passo é encontrar um software ideal para a gestão dessa empresa", diz Righetto. "Em, seguida é importante investir em alguns hardwares, como computador, monitor e nobreak. Geralmente, o pequeno empresário começa com seus equipamentos de seu uso pessoal. Mas depois tem que investir", recomenda.

Um exemplo prático pode ilustrar as recomendações de Righetto: uma pesquisa da Associação Brasileira de Automação , que mostra que 80,6% dos produtos que circulam no país possuem um código de barras e que 88% dos empresários que investiram em leitores desse tipo de código melhoraram suas vendas.

Análises do mercado também corroboram a importância do investimento logo no início da vida das empresas. Segundo o Sebrae , "com a automação, cria-se um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade de interferência humana."

A Zip Automação, empresa de Righetto, vende uma série de produtos relacionados à otimização de processos manuais. Seus consultores estão online e à disposição de empresários que tenham dúvidas sobre como e onde gastar seus orçamentos com automação comercial.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade