PUBLICIDADE

Desconhecida da população, dor no cóccix têm diversas origens

Especialista explica como surge a dor no osso e como tratar o problema

30 mar 2017 - 17h06
Compartilhar
Exibir comentários

É muito comum ouvir queixas de dor no cóccix, osso multissegmentado, que fica localizado na parte inferior da espinha, logo acima das nádegas. O cóccix é pequeno, mas tem alguns trabalhos importantes: ajuda a manter a estabilidade do corpo ao se sentar, e muitos tendões, músculos e ligamentos executam movimentos através da área.

As causas da dor são as mais variadas, podem ser geradas a partir de atos comuns do dia a dia ou até mesmo ser uma infecção ou tumor, em casos mais raros. "Pode começar depois de algo tão simples como ficar sentado num banco duro ou outra superfície desconfortável por um longo período de tempo. Quedas e outros traumas podem trincar, deslocar ou quebrar seu cóccix", explica o neurocirurgião especialista em medicina da dor, Adriano Scaff.

Movimentos repetitivos e o desgaste geral do envelhecimento também podem contribuir para a dor no cóccix. Além disso, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde, no último trimestre da gravidez, os ligamentos conectados em torno do osso podem se soltar para abrir espaço para o bebê, tornando as mulheres cinco vezes mais propensas a experimentar a dor no cóccix do que os homens.

Tratamento

O tratamento inicia-se com fisioterapia e também com o hábito de evitar sentar em superfícies duras, passando por medicamentos e chegando até nos bloqueios dador e na radiofrequência.

"A cirurgia de retirada do cóccix está cada vez mais em desuso, salvo em situações especiais de deslocamentos severos do cóccix", destaca o especialista. A orientação do tratamento deve ser feita por um profissional e é essencial que sejam estudadas todas as opções antes de optar pela cirurgia.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade