0

Dinamarca confirma primeiro caso de gripe suína no país

1 mai 2009
11h20
atualizado às 11h42

O Ministério da Saúde da Dinamarca confirmou nesta sexta o primeiro caso de uma pessoa infectada com o vírus da gripe suína no país. As autoridades de saúde dinamarquesas ainda não divulgaram mais detalhes sobre o infectado, cujo caso é o primeiro a ser registrado em toda a Escandinávia.

» Veja imagens da gripe suína pelo mundo
» Suspeitas de gripe no Brasil sobem para 4
» Veja o que é o vírus influenza Tipo A
» Tire suas dúvidas sobre a gripe suína

Pelo menos 12 residentes na Dinamarca tinham sido hospitalizados até agora com sintomas similares aos da gripe suína, mas todos receberam alta depois de testarem negativo para a doença.

Até agora, foram detectados na Europa 20 casos de gripe suína. Além da Dinamarca, os países afetados são Espanha, Alemanha, Reino Unido, Suíça, Áustria e Holanda.

Gripe Suína
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe suína é causada por uma variante do vírus influenza tipo A, que porta a designação H1N1. O órgão aumentou o nível de alerta para cinco (pandemia iminente) em uma escala que vai até seis. O temor é de que nova mutação torne os humanos incapazes de combater a doença, por falta de anticorpos.

A gripe suína teria matado mais de 150 pessoas no México, país mais afetado pelo surto, onde cerca de 2 mil pessoas estariam infectadas. No entanto, autoridades sanitárias do país confirmaram apenas 343 casos e 15 mortes relacionadas ao vírus AH1N1.

Nos EUA, até o momento foram confirmados 109 casos de pessoas com gripe suína; uma morreu. Há duas pessoas com suspeita de contaminação no Brasil, e outras 36 são monitoradas pelo Ministério da Saúde.

EFE   

compartilhe

publicidade
publicidade