PUBLICIDADE

Dilma recebe Morales e reforça cooperação no combate ao zika

2 fev 2016 - 16h04
Compartilhar
Exibir comentários

Combater o mosquito Aedes aegypti "é tarefa coletiva de todos os países da América Latina", diz a presidente após reunião com o líder boliviano em Brasília.

Após receber o presidente da Bolívia, Evo Morales, no Palácio do Planalto nesta terça-feira (02/02), a presidente Dilma Rousseff voltou a afirmar que o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e do zika, deve ser tarefa conjunta de toda a América Latina.

"Abordamos o vírus zika e a necessidade de trabalharmos juntos para combater o mosquito, evitando sua proliferação e desenvolvendo vacinas", declarou a presidente. "É uma tarefa coletiva de todos os países da América do Sul e da América Latina."

O líder boliviano também destacou a importância dos esforços conjuntos para combater o vírus, apesar de a Bolívia não ter registrado um número elevado de casos da doença.

Morales atentou ainda para a relevância da reunião que ocorrerá nesta quarta-feira, entre os ministros da Saúde de 15 países pertencentes ao Mercosul e à Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

O encontro, solicitado por Dilma durante a cúpula da Celac no Equador, na semana passada, será realizado em Montevidéu, no Uruguai, e tem como objetivo discutir estratégias conjuntas de combate ao Aedes aegypti.

Ainda nesta semana, a presidente fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão para pedir que a população ajude no combate ao mosquito.

De acordo com o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, o objetivo do anúncio é "despertar as pessoas de que a única vacina" contra o inseto transmissor é a conscientização de que todos os criadouros devem ser eliminados.

Nesta segunda-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência sanitária mundial por causa do surto de microcefalia, possivelmente relacionado ao vírus zika.

Em resposta, Wagner recomendou que mulheres grávidas não viajem ao Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos deste ano, mas descartou o cancelamento do evento.

EK/abr/efe/lusa

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade