PUBLICIDADE

Dilma recebe corpo de Niemeyer no Palácio do Planalto

Compartilhar

(Atualiza com declaração de luto oficial) A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quinta-feira no Palácio do Planalto o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer, um dos criadores de Brasília, que morreu ontem à noite aos 104 anos de idade.

A governante decretou luto oficial de sete dias pela morte do arquiteto, segundo informou o Governo, medida que foi acompanhado pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

Dilma, acompanhada pela viúva de Niemeyer, Vera Lucia, esperou na parte alta da rampa que dá acesso ao palácio que o caixão, coberto com a bandeira do Brasil, subisse nos ombros de membros dos Dragões da Independência, a guarda de honra presidencial.

A governante aplaudiu a passagem do cortejo no momento em que o corpo de Niemeyer entrou no palácio e foi colocado no salão principal.

O caixão foi levado hoje em um avião da Presidência do Rio de Janeiro, onde o arquiteto faleceu, e foi recebido na Base Aérea de Brasília por militares que lhe renderam honras e o carregaram nos ombros até um caminhão do Corpo de Bombeiros.

Sob sol forte, a caravana silenciosa, escoltada por motoqueiros da polícia, se dirigiu depois à Praça dos Três Poderes, onde estão os principais palácios e edifícios públicos de Brasília, projetados por Niemeyer no final da década de 50 para a que seria a nova capital federal, inaugurada em abril de 1960.

Na primeira fila no salão principal do Palácio estavam, além de Dilma e da viúva, parte do gabinete ministerial, alguns governadores, o presidente do Senado, José Sarney; o do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, assim como outras autoridades e parentes do arquiteto.

A decisão de levar Niemeyer ao Palácio do Planalto partiu de Dilma, quem ontem à noite entrou em contato com seus parentes para oferecer seus pêsames e fazer o convite.

Depois das homenagens oficiais, o velório será aberto ao público durante quatro horas.

A previsão é que o corpo volte ainda esta noite ao Rio para um velório privado no Palácio da Cidade.

O enterro de Niemeyer será amanhã à tarde no cemitério São João Batista, em Botafogo, bairro onde este brasileiro universal nasceu em 15 de dezembro de 1907 e do hospital onde morreu ontem à noite. EFE

joc/rsd

(foto) (vídeo)

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade