PUBLICIDADE

Dilma oferece ajuda do Brasil em processo de paz entre Colômbia e as Farc

Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff falou nesta terça-feira com seu colega colombiano, Juan Manuel Santos, e lhe desejou uma pronta recuperação do câncer do qual foi operado, além de oferecer a colaboração do Brasil para o processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Fontes oficiais explicaram à Agência Efe que Dilma transmitiu ao presidente colombiano sua "convicção" no diálogo com as Farc. "É um processo importante para a Colômbia e para a América Latina", disse a presidente.

"O Brasil está à disposição da Colômbia para ajudar no que for necessário", afirmou Dilma na conversa, que durou cerca de dez minutos, segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.

De acordo com as mesmas fontes, Santos agradeceu o apoio e sustentou que "o Brasil é um ator regional importante que desfruta de muita credibilidade na região", por isso qualquer colaboração que possa oferecer em favor da paz será "sempre bem-vinda".

O diálogo entre o governo da Colômbia e a guerrilha das Farc será iniciado no próximo dia 17 de outubro em Oslo (Noruega) e depois será transferido para Havana (Cuba).

Na conversa, Dilma desejou uma pronta e "definitiva" recuperação da operação a que Santos foi submetido na semana passada para a retirada de um tumor na próstata.

O presidente colombiano recebeu alta no último domingo e, segundo afirmou, está totalmente curado.

Dilma, que também passou por um câncer, afirmou que sua plena recuperação "será muito importante" não só para o futuro da Colômbia, mas inclusive para o desenvolvimento do processo de paz com as Farc. EFE

ed/rpr-dk

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade