PUBLICIDADE

Dilma lamenta morte de Niemeyer, "gênio" e "revolucionário"

Compartilhar

5 Dez (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff lamentou a morte do arquiteto Oscar Niemeyer na noite de quarta-feira, recordando-o como um gênio brasileiro e um homem que sonhou com uma sociedade igualitária.

Niemeyer morreu nesta quarta devido a uma infecção respiratória, após ter sido hospitalizado no início de novembro com problemas renais e hemorragias digestivas.

"O Brasil perdeu hoje um dos seus gênios. É dia de chorar sua morte. É dia de saudar sua vida", disse Dilma em nota.

A presidente exaltou o arquiteto como um revolucionário, mentor de uma nova arquitetura, e também citou a ideologia política de esquerda de Niemeyer.

"Da sinuosidade da curva, Niemeyer desenhou casas, palácios e cidades. Das injustiças do mundo, ele sonhou uma sociedade igualitária", acrescentou Dilma.

"A sua história não cabe nas pranchetas."

A Presidência da República informou que o corpo de Niemeyer será velado no Palácio do Planalto a partir de quinta-feira à tarde.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro; Reportagem adicional de Ana Flor, em Brasília)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade