PUBLICIDADE

Dilma chega a Bruxelas e diz que Mercosul quer acordo com a UE

10 jun 2015 - 13h47
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo a presidente, bloco sul-americano está determinado a avançar nas negociações e espera que UE também esteja. Ministra da Agricultura diz que Brasil apresenta oferta em julho e espera que Argentina acompanhe.

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (10/06), em Bruxelas, que o Mercosul está pronto para avançar nas negociações sobre um acordo de livre-comércio com a União Europeia (UE), mas quer saber se o bloco europeu também está preparado.

"O Mercosul pretende fazer a sua proposta e queremos saber se a UE está pronta para isso", declarou a presidente ao chegar à sede do Conselho Europeu, onde se desenrolará, entre esta quarta e quinta-feira, a segunda reunião de cúpula entre líderes da UE e da Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

À DW, Dilma disse que as relações com a UE são estratégicas para a região, tanto para a América Latina quanto para o Caribe. "Nós queremos estreitar essas relações. Por isso, os países do Mercosul pretendem marcar o prazo para fazer a entrega das ofertas do acordo de livre-comércio com a UE. Eu espero que esse acordo saia e, do nosso ponto de vista, tem todas as condições para sair."

Segundo a presidente, do ponto de vista do Brasil, é prioritário chegar a um acordo ainda em 2015. Ela não descartou que cada país do Mercosul tenha um ritmo próprio de negociação. "Resta saber se nós [os países do Mercosul] vamos poder fazer isso simultaneamente. Os países têm diferenças."

Horas antes, depois de um encontro com o primeiro-ministro belga, Charles Michel, Dilma havia dito que Brasil e Mercosul estão em condições de apresentar suas ofertas comerciais à União Europeia. "Acredito que isso poderá ocorrer nos próximos dias ou meses, e esperamos que essa questão evolua de forma satisfatória também do ponto de vista da União Europeia", acrescentou.

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, foi mais específica e disse que o Brasil quer apresentar em julho sua oferta de liberalização do comércio para a União Europeia. Segundo a ministra, que acompanha a presidente à capital belga, o Brasil está se preparando para impulsionar o acordo, mesmo que haja resistências por parte de alguns parceiros do Mercosul, como a Argentina.

"Seria muito ruim para a Argentina ficar para trás. O ideal seria que [a Argentina] aceitasse [o acordo]. Ela [Dilma] vai pedir a troca de ofertas para este ano. Nós queremos entregar em julho, estaremos prontos", disse.

As negociações entre a União Europeia e o Mercosul (formado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) foram lançadas em 1999, estiveram paralisadas durante vários anos, e foram relançadas em 2010, mas não têm conhecido verdadeiros progressos.

Nesta quarta-feira, a chefe de diplomacia da UE, Federica Mogherini, encontrou-se com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ao qual transmitiu o "compromisso da UE com essa negociação".

AS/dpa/lusa

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade