PUBLICIDADE

DF confirma segunda morte por gripe suína

27 ago 2009 - 15h57
Compartilhar

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou nesta quinta-feira o segundo óbito decorrente de complicações por contaminação com a gripe suína no Estado. A vítima, de 12 anos, faleceu nesta segunda-feira e estava internada na rede pública de Saúde há dez dias. O órgão também informou que existem 300 casos da doença confirmados em Brasília.

» Veja que cuidados tomar contra a gripe suína

» Liminar garante frequência escolar facultativa no PR

» FAO teme que vírus AH1N1 se estenda às aves

Segundo a secretaria, o paciente pertencia ao grupo de risco e foi internado apresentando os sintomas da doença.

"Ele começou a ser tratado conforme o protocolo do Ministério da Saúde, independente da confirmação por exames, uma vez que apresentava os sintomas compatíveis", informou o secretário-adjunto de Saúde, Florêncio Cavalcante.

A subsecretária de Vigilância à Saúde, Disney Antezana, informou que existem atualmente 300 casos confirmados em Brasília, contabilizando-se os dois óbitos já registrados. De acordo com ela, os números são cumulativos e não representam evolução da doença na última semana.

"Estamos recebendo um pacote de resultados de exames anteriormente enviados", comentou. Segundo ela, desde o dia 21 de agosto a Secretaria recebeu 264 resultados de exames de pacientes inicialmente considerados casos suspeitos de gripe suína. Desses resultados, 127 foram negativos, 25 positivos para gripe comum e 112 positivos para a gripe suína. Foram descartados 285 casos, até agora.

Apesar de o Distrito Federal ser apontado como a sétima unidade da federação em casos de gripe A, Disney Antezana disse que não há motivo para pânico. "Temos uma rede pública e privada de saúde que permite atendimento adequado, com facilidade de acesso a toda a população". Ela aponta esse fator como preponderante para o baixo número de mortes e de casos graves. "Os casos considerados graves são minoria", completou.

O número de mortes confirmadas pelo Ministério da Saúde por gripe suína no País chegou nesta quarta-feira a 557, tornando o Brasil o país com maior número de óbitos de pacientes infectados pelo vírus A (H1N1), ultrapassando os Estados Unidos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade