PUBLICIDADE

África

Desnutrição afeta metade das crianças que chegam ao Quênia

5 ago 2011 - 08h27
(atualizado às 08h36)
Compartilhar

Quase metade das crianças somalis que fogem da crise de fome e conseguem chegar aos campos de refugiados do Quênia está desnutrida, advertiu nesta sexta-feira o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Cerca de 1,3 mil somalis chegam diariamente a Dadaab, o maior campo de refugiados do mundo, dos quais 80% são mulheres e crianças, afirmou o Unicef em comunicado emitido em Nairóbi.

A população atual dos três campos de refugiados que compõem Dadaab, construídos originalmente para acolher 90 mil pessoas, supera as 400 mil pessoas.

"Quase metade das crianças que chegam aos campos desde o sul da Somália está desnutrida", assinala a agência da ONU, que adverte ainda que "as informações sobre crianças que morrem no caminho ou logo após chegar aos campos são bastante comuns".

Segundo o coordenador de emergências do Unicef em Dadaab, Ibrahim Conteh, "a desnutrição pode debilitar o sistema imunológico das crianças, aumentando a possibilidade de elas contraírem doenças infecciosas como o sarampo e a poliomielite".

Conteh destacou que é preciso adotar medidas agora "já que essas doenças podem se propagar rapidamente em condições de superpopulação".

De acordo com o Unicef, cerca de 100 mil crianças menores de cinco anos já foram vacinadas em Dadaab e em outras regiões, embora se espere que essa campanha alcance outras 100 mil crianças nas próximas semanas.

A agência, que aumentou a provisão de comida terapêutica para os menores em Dadaab, reiterou que necessita de US$ 315 milhões para atender aos menores que passam fome no Chifre da África nos próximos seis meses.

Segundo a ONU, a seca e a fome no Chifre da África colocaram a mais de 11 milhões de pessoas em uma situação humanitária crítica, especialmente na Somália, onde cinco regiões foram declaradas oficialmente em estado de crise de fome.

A União Africana (UA) anunciou nesta quinta-feira que a cúpula de doadores para tentar solucionar a crise de fome no Chifre da África será realizada em 25 de agosto em Adis Abeba (Etiópia), 16 dias após a data escolhida inicialmente.

EFE   
Compartilhar
Publicidade