PUBLICIDADE

Mundo

Cristãos egípcios celebram o Natal copta nesta sexta-feira

7 jan 2011 - 06h45
(atualizado às 08h28)
Compartilhar

Os cristãos egípcios celebram nesta sexta-feira o Natal copta, após festejos realizados na noite de quinta sem incidentes, apesar do temor gerado depois do atentado contra uma igreja na semana passada, o que deixou 23 pessoas.

O papa Shenouda III, o 117º da Igreja Copta de Alexandria, participa de missa na cidade do Cairo, na noite do dia 6
O papa Shenouda III, o 117º da Igreja Copta de Alexandria, participa de missa na cidade do Cairo, na noite do dia 6
Foto: Reuters

A calma reina nas ruas das cidades do Egito, onde é feriado nacional. Na sede do Patriarcado copta na catedral de Abassiya, no Cairo, foi celebrada na noite de quinta-feira a Missa do Galo, liderada pelo papa Shenouda III, que prestou homenagem às vítimas do ataque contra a igreja dos Santos, em Alexandria.

"Quero chorar por nossos filhos em Alexandria e em muitos outros países onde foram martirizados; inocentes que não fizeram nada. Também quero enviar minhas condolências aos nossos filhos em Naga Hammadi, já que passou um ano desde sua morte", disse o papa em cerimônia transmitida por oito emissoras de televisão egípcias.

O Pontífice se referia ao massacre de 6 de janeiro do ano passado, na localidade de Naga Hammadi, no sul do Egito, onde nove pessoas - oito delas cristãs - foram assassinadas a tiros quando saíam de uma igreja após assistir à Missa do Galo, que marca o começo do Natal ortodoxo.

Shenouda III também agradeceu ao presidente Hosni Mubarak por sua solidariedade, já o líder do país "fez com que o Natal fosse um dia nacional para todos os egípcios". À cerimônia, celebrada em meio a um amplo esquema de segurança, compareceram fiéis cristãos e muçulmanos, além de 12 ministros e estrelas de cinema e TV do Egito.

EFE   
Compartilhar
Publicidade