PUBLICIDADE

Europa

Contra gripe, italiano inventa dosador eletrônico de água benta

11 nov 2009 - 17h52
(atualizado às 18h55)
Compartilhar

Um inventor italiano combinou fé e engenhosidade para que os fiéis mantenham as tradições sem precisar temer o contágio pela gripe H1N1, criando assim um dispensador eletrônico de água benta. O dispositivo de terracotta, usado na cidade de Fornaci di Briosco, no norte da Itália, funciona como um dispensador automático de sabão em sanitários públicos. Basta que o fiel mexa a mão sob um sensor que a máquina espirra água benta.

Luciano Marabese mostra sua invenção, um dispensador eletrônico de água benta
Luciano Marabese mostra sua invenção, um dispensador eletrônico de água benta
Foto: Reuters

O padre Pierangelo Motta disse que inicialmente as pessoas ficaram "um pouco chocadas com esta inovação tecnológica, mas em seguida a saudaram com grande entusiasmo e alegria. Os membros desta paróquia já se acostumaram", acrescentou.

Ao entrar e sair das igrejas, os católicos costumam mergulhar a mão em pias cheias de água benta para, então, fazer o sinal da cruz. Por medo de contrair a gripe H1N1, muita gente na Itália, onde já houve 15 mortes pela doença, havia abandonado a prática.

Luciano Marabese, o inventor, disse que estava preocupado com a perda dessa tradição, e que ele próprio agora voltou a se benzer. "Após todas as notícias de que algumas igrejas, como a catedral de Milão, estavam suspendendo o uso das pias com água benta como medida contra a gripe H1N1, os pedidos para a minha invenção dispararam para as estrelas. Já recebi encomendas de todo o mundo", contou ele.

A fiel Marta Caimm elogiou a invenção. "Graças a isso não estamos mais preocupados em pegar a gripe. É a coisa certa para estes tempos".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade