PUBLICIDADE

Começa vacinação de estudantes contra gripe suína na China

21 out 2009 - 01h53
(atualizado às 02h57)
Compartilhar

A vacinação gratuita de mais de um milhão de estudantes em Pequim começou nesta quarta-feira. A campanha acontece até o próximo 31 de dezembro, também se fornecerá nos próximos dias a pessoas de mais de 60 anos, trabalhadores dos centros educativos, pessoal do serviço de transporte e empregados estatais.

Segundo um responsável da Administração de Saúde de Pequim vai se insistir no princípio de conformidade e em que a vacina é voluntária e gratuita. No caso de alguma reação alérgica, se iniciaria a suspensão, disse o porta-voz.

No entanto especialistas disseram que podem se produzir ligeiras reações adversas como dor, inchaço, coceiras, febre, enjôos, cansaço e dor abdominal nas primeiras 24 horas. Também é recomendado um reforço, duas semanas após a primeira dose.

Uma segunda onda de infecções pela gripe A chegou à China neste mês, já que os últimos casos estão mais espalhados pelo país e aumentam mais rápido, disse Zeng Guang, responsável de epidemias no Centro Chinês para a Prevenção e Controle de Doenças. Além disso, foram registradas as primeiras mortes pelo vírus, uma pessoa de 43 anos na província de Qinghai e outra de 18 anos na região autônoma chinesa do Tibete.

No total, as autoridades da China continental confirmaram no sábado passado 26.300 casos de gripe no sábado, dos que 86% já estão recuperados. Por enquanto já foram vacinadas 300 mil pessoas, das que 150 apresentaram reações alérgicas tais como febre, vômitos e fadiga.

A Administração Estatal de Alimentos e Remédios da China aprovou 17,6 milhões de doses da vacina e produzidas em oito companhias domésticas.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade