PUBLICIDADE

Climatempo

ZCIT influencia o Amapá

Macapá já acumula 60% da chuva do mês

10 fev 2016 - 14h59
Compartilhar
Exibir comentários

O mês de fevereiro devolveu a chuva frequente e volumosa para a região de Macapá. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em 10 dias choveu 105,6 mm, cerca de 60% da média de chuva normal para o mês que é de aproximadamente 350 mm. Choveu em todos os dias até agora.

O período chuvoso na região de Macapá normalmente começa em janeiro, mas este ano houve um atraso. Janeiro de 2016 foi quase sem chuva. Só não foi um dos janeiros mais secos já registrados desde os anos 1960 por causa de uma chuva forte que caiu no fim do mês. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre os dias 30 e 31 de janeiro choveu 65,4 mm, mais da metade do que foi acumulado ao longo de todo o mês.

ZCIT

O período chuvoso em Macapá, como e em todo o Amapá, depende da atividade da Zona de Convergência Intertropical, que são áreas de chuva que se formam ao redor do globo nas regiões de encontro entre os ventos Alísios que sopram na região equatorial. O Alísio da direção nordeste sopra do Hemisfério Norte para a região equatorial, e os Alísios de sudeste, que sopram no Hemisfério Sul para faixa equatorial do globo.

As áreas de instabilidade da ZCIT influenciam toda a faixa do extremo norte do Brasil, do norte do Amazonas e Roraima até o Rio Grande do Norte. Em janeiro de 2016, a ZCIT teve pouca atuação no Brasil. Mas esta semana está sendo possível observar a ZCIT sobre o Amapá, porém com fraca intensidade.

Foto: Climatempo

Chuva em Roraima

A ZCIT aumentou a nebulosidade sobre Roraima e provocou chuva moderada sobre Boa Vista. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia choveu 20,2 mm entre 9 e 10 de fevereiro.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade